Secretário garante reforço na segurança de Milagres

30/09/2015 – 08:00

A segurança pública foi tema de discussão em audiência pública, no município de São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas. A cúpula da Defesa Social ouviu as reivindicações, apresentou propostas e cobrou parceria do governo municipal e da sociedade.

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto fez questão de expor o que é visualizado no gráfico do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), cujo indicador garante não ter registro de crime violento na cidade há 90 dias. Foi enfático ao falar do compromisso do Governo do Estado, sobretudo, da necessidade municipal no processo.

“Não vamos colocar nas costas da segurança pública e do Governo do Estado todas as responsabilidades. Apesar do quadro que encontramos, avançamos e muito. O governador é vigilante e nos cobra diariamente respostas e se dispõe em apoiar no que for possível”, frisou gestor estadual.

Na análise do secretário, por outro lado, os municípios podem ajudar, por meio de medidas simples.

“O combate a violência carece de iniciativas do governo municipal e começa com coisas pequenas e essenciais. Começa com ruas bem iluminadas, com escola integral para crianças, com esporte, uma guarda municipal bem aparelhada para garantir a segurança do patrimônio público. De todos os casos registrados em São Miguel dos Milagres, foram solucionados 76%. E estamos dispostos a somar”, colocando-se a disposição Alfredo Gaspar.

Os reclames dos moradores, em sua maioria, dizem respeito a som alto, tráfego de triciclos e quadriciclos na praia, poluição sonora com motocicletas que têm o escape alterado e também tráfico de droga. Já os empresários do ramo turístico, donos de empresas de transporte e pousadeiros mencionaram o receio de assaltos.

“As polícias têm feito um trabalho contínuo na região. Reforçamos abordagens na rodovia, fizemos recentemente operações que resultaram em prisões de assaltantes e traficantes e é provável que a polícia agindo em determinado local, migrem para outros. Mas, estamos aqui pra dizer, eu e toda a cúpula, que as polícias estão na cidade ou em qualquer lugar para servir à população e não a políticos, logo digo aos senhores que aqui estão da Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, o que os senhores fizerem na rua, em cumprimento da lei, jamais será desmanchado por quem quer que seja. A lei é para todos, o tratamento uniforme, seja rico, pobre, preto ou branco”, pontuou o secretário.

Ao final, em resposta aos apontamentos da sociedade civil organizada, ficou acertado que operações da Lei Seca, de combate a perturbação do sossego, e ao tráfico serão reforçadas. O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Edmundo Filho, enfatizou que já tem a Operação Coiote (de combate às irregularidades com motocicletas), em andamento. O delegado de área, Carlos Reis, também falou dos planejamentos e execuções pela Polícia Civil. Está em completa e total sintonia com as ações da PM.

O prefeito Adalberto Verçosa, o Draga, garantiu que cuidará da iluminação e se disse disposto a ajudar. Questionado sobre a da Guarda Municipal , ele confirmou a existência, no entanto, sem requisitos para, no momento, fazer parte do projeto de integração do Governo do Estado, que já fechou parceria com cinco municípios com guardas bem estruturadas e que dispõem também de estatuto, ouvidoria, corregedoria. O gestor municipal prometeu se adequar.

Por outro lado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Domingos Lima Júnior, prometeu a ida do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa é voltado para preparar – e afastar – crianças da cidade do convívio das drogas.

O delegado-geral da Policia Civil, Paulo Cerqueira, garantiu a viabilidade da confecção dos boletins de ocorrência nos finais de semana. O coronel Anthoney Santos, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, falou da ação da instituição na região e em quais situações a população pode contar com os serviços.

O diretor adjunto da Perícia Oficial, Hylnard Travassos, reforçou a importância da parceria, do envolvimento dos moradores .

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça pediu a participação mais efetiva das pessoas por meio do número 181, do Disque-Denúncia. “É preciso também que os senhores sejam mais participativos, dispomos desse número pelo qual não precisam ser identificados e que muito tem ajudado a segurança pública a desbaratar quadrilhas em todo estado”, conclamou.

Ficou acordado ainda que a cidade receberá, nos próximos dias, a presença da Operação Asfixia e do Tigre, ambos da Polícia Civil; como também do Bope, da Polícia Militar, para um impacto maior da segurança pública na cidade.

“Vamos voltar e colocar a cidade de cabeça para baixo, quem estiver errado, seja quem for, prestará conta aos homens da lei. O Estado será respeitado em qualquer município, porque todos nós, a começar pelo governador, temos compromisso com a sociedade e vamos promover o bem cada vez mais”, conclui o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhar

Publicar comentário