Category: Capital

Base Comunitária do Vergel do Lago recebe visita de guardas municipais de Maceió

Na tarde da última sexta-feira (15), a Base Comunitária de Segurança (BCS) do Vergel, pertencente ao 1° Batalhão de Polícia Militar, recebeu a visita de guardas municipais de Maceió.  A visita foi articulada pela Chefia de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública em parceria com o 1° BPM e teve como objetivo disseminar a Filosofia…

Guardas recebem instruções sobre o uso diferenciado da força

Nesta semana, agentes da Guarda Municipal de Maceió (GMM), alunos do Curso de Formação Básica e Adequação Legal para o Porte de Armas de Fogo, receberam novas orientações. Os guardas cursaram a disciplina Uso Diferenciado da Força de Tecnologia de Baixa Letalidade e Controle de Distúrbio Civil. A matéria serviu para atualizar os profissionais sobre…

Entrevista: Sindguarda esclarece que seguranças de Branquinha não são GM

Em entrevista á TV Ponta verde, canal 5 (SBT), o Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, esclareceu o caso dos seguranças que usavam o nome de guardas municipais na cidade de Branquinha. Carlos Pisca explicou durante a reportagem ao Jornal do Estado, que os seguranças contratados pela gestão não…

Sindguarda firma parceria com Universidade Anhanguera

Os Guardas Municipais interessados em realizar curso superior em segurança pública, a hora é agora. O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), firmou hoje (08), parceria com a Universidade Anhanguera. A faculdade possui dois pólos em Maceió, situados nos bairros da Ponta Grossa e Tabuleiro. O vestibular será realizado nesta sexta-feira (8) e…

Caso resolvido: Solicitação do Sindguarda é atendida pela SEMED

Com o objetivo de sempre garantir melhores condições de trabalho ao guarda municipal, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), solicitou á Secretaria Municipal de Educação (Semed), o conserto do ar condicionado da guarita de segurança. A solicitação feita na última segunda-feira (4) foi prontamente acatada pela secretaria, e hoje (7) o ar…

NOTA DE PESAR

É com grande pesar que o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), comunica o falecimento do guarda Ednaldo Batista. O ‘grande guerreiro’ descansou nesta quinta-feira (07), e seu velório acontece hoje (8) até às 16h, na sede da Guarda Municipal. Em seguida, os familiares e amigos saem em cortejo em direção ao Cemitério da Piedade,…

Segurança no bairro do Pinheiro deve ser reforçada com a presença da Guarda Municipal

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira (4) para falar sobre a cronologia da ação emergencial no bairro Pinheiro e explicou que desde fevereiro de 2018 são realizadas ações no bairro, quando as primeiras casas apresentaram rachaduras. “Muitas ações foram tomadas de forma silenciosa e desde o ano…

MPE instaura inquérito para apurar convênio que transforma GM em agentes de trânsito

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) instaurou um inquérito civil público para apurar um convênio celebrado entre órgãos da Prefeitura de Maceió que transforma servidores comuns em agentes de trânsito, o que estaria desrespeitando legislações próprias que tratam do referido cargo. Tal documento teria validade pelo prazo de cinco anos. A Portaria nº 1/2019…

“Segurança em foco”: Programa sobre segurança pública estreia hoje na TV Mar

Há aproximadamente 4 anos a TV Mar, canal da Organização Arnon de Mello na NET, estreou um programa que surgia para discutir a segurança pública em um formato diferente. A ideia era debater com especialistas na área policial, do Direito Criminal e historiadores os fatos mais marcantes da semana na área da segurança. Assim surgia o…

Guarda Municipal reforça segurança no bairro do Pinheiro

Duas guarnições da Guarda Civil Municipal reforçam, desde o início da semana, casas afetadas pelas rachaduras no bairro do Pinheiro, em Maceió. O objetivo é evitar possíveis casos de assaltos e depredações ao patrimônio das famílias afetadas. A solicitação foi feita pelo Ministério Público do Estado (MPE-AL), por meio dos promotores de justiça José Antônio…