Audiência pública discute Segurança Pública Municipal em União dos Palmares

Na manhã de hoje (12), a cidade de União dos Palmares foi palco de uma audiência pública, a qual discutiu um tema de grande importância: a Segurança Pública Municipal.

O evento idealizado e presidido pelo Vereador, Cícero Aureliano (Tita), foi realizado na sede da Câmara de Vereadores da cidade e contou com a presença dos Diretores do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Charles Sanches e Elinaldo Gomes. Além deles, fizeram parte da audiência o vice-presidente da OAB, Alexandre, bem como o presidente do Conselho de Segurança Pública, Alex, sindicatos, associações, Polícias Civil e Militar, Guardas Municipais e agentes da SMTT da cidade.

A audiência pública teve como objetivo discutir propostas voltadas à segurança municipal de União dos Palmares, tais como: capacitação dos Guardas Municipais e vigilantes; Nomeação do Ouvidor e Corregedor da GM; Concurso público com vagas para Guardas Municipais e Agentes de Trânsito; Envio de projeto de lei à Câmara para adicionar 20% de risco de vida aos GM’s; Novos fardamentos e viaturas (carros e motos); Terreno para construção das sedes da GM e da SMTT; Integração entre Polícia Civil, Militar e Federal com a Guarda Municipal; Intensificar ações de conscientização sobre o trânsito com maior frequência nas ruas e escolas; dentre outros.

Em seu discurso, o diretor do Sindguarda-AL, Charles Sanches, destacou a criação das leis que regem as guardas municipais, além da importância do Sistema Único de Segurança Público (Susp), a qual as guardas estão inseridas. “É de grande valor as cidades possuírem Guardas Municipais, pois ela pode contribuir muito com a segurança da população. A daqui de União dos Palmares, tem tudo pra ser um modelo às demais, basta interesse do gestor, pois contará com o total apoio do Sindguarda-AL”, disse Charles.

O diretor, assim como os demais presentes na ocasião, lamentaram a ausência do Prefeito da cidade, Areski, de Vereadores, Secretários e Guardas Municipais nesta audiência, a qual trata sobre um tema tão relevante como a segurança pública.

Todas as reivindicações apresentadas na audiência foram registradas em ata e serão enviadas ao chefe do Poder executivo para que sejam tomadas as devidas providências.

Ascom Sindguarda-AL