Banda de Música da Guarda faz balanço das atividades

Reativada em 2017 após ficar desativada por oito anos, a Banda de Música da Guarda Municipal de Maceió faz um balanço das atividades em 2018. O renascimento da banda teve início com a convocação do secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, publicada no Diário Oficial em março daquele ano.

O coordenador de Patrulhamento Escolar da Semscs, inspetor Manoel Costa, fala sobre a retomada das atividades. “Para o retorno das apresentações foi necessário esse edital de convocação para novos músicos e, através do secretário Ivon Berto, conseguimos com muito empenho trazer a Banda da Guarda Municipal de volta e estamos sempre nos superando”, ressaltou.

O maestro Edimir Tavares explica que a desconfiança inicial deu lugar à empolgação e dedicação. “Conseguimos trazer a banda novamente e, graças a Deus e ao secretário, a banda está viva. Concluímos apresentações durante todo esse ano e abrilhantamos as atividades da sociedade e, o que for necessário para que possamos fazer em apresentações para comunidade, estaremos prontos”, afirmou.

São 17 integrantes que utilizam instrumentos musicais como acordeon, percussão, metais, corda e vocais. Eles ensaiam diariamente e, em 2018, e o grupamento fez aproximadamente 70 apresentações em locais como escolas, igrejas e instituições públicas, além de participar ativamente do Guarda Faz Escola, levando musicalização para as crianças atendidas na Rede Municipal de Educação.

Os músicos também apresentaram seu repertório no Projeto Domingo de Lazer, na orla marítima em alguns domingos, e no Maceió Lagoa Aberta, na orla lagunar. Mas, a banda já ultrapassou as fronteiras da capital alagoana e encerrou o ano com uma apresentação em 30 de dezembro no município de Boca da Mata.

O titular da Semscs, Ivon Berto, destaca que a Banda de Música tem papel agregador e aproxima a Guarda Municipal da sociedade. “As apresentações são contagiantes e cada um de seus integrantes merece reconhecimento pela dedicação e qualidade musical. É uma honra estra à frente dessa Secretaria que contribui para o ordenamento e a segurança comunitária, inclusive, por meio da música”, disse.

A Banda de Música da Guarda Municipal de Maceió foi criada com a da Lei nº 5.421, em dezembro de 2004, e sua nova formação é de caráter exclusivo para desenvolver as atividades de músico.  Quem tiver interesse em solicitar apresentação dos músicos deve enviar um ofício para Semscs, destinado ao secretário, Ivon Berto, com antecedência mínima de 20 dias, para que possa ser agendada a programação no local desejado.

Por: Ascom Semscs