Base da Polícia Comunitária de Marechal Deodoro contará com atuação da Guarda Municipal

A Prefeitura de Marechal Deodoro e a Polícia Militar iniciam, na próxima semana, a implantação da Polícia Comunitária no município. De forma pioneira no Estado, a Polícia Militar e a Guarda Municipal irão atuar de forma conjunta.

Foto: Secom Marechal Deodoro

Todos os detalhes desta parceria inédita foram definidos em uma reunião com representantes da Prefeitura de Marechal Deodoro e da Coordenação de Policiamento Comunitário da Polícia Militar.

A Prefeitura de Marechal Deodoro entregou um Base da Polícia da Comunitária no Conjunto Denison Amorim, mas por falta de contingente, a Polícia Militar não conseguiu atuar e o local passou a ser a base da Guarda Municipal. De forma conjunta, foi criado este projeto inédito de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, e a Polícia Militar, como explica o secretário de Articulação Política de Marechal Deodoro, Luciano Vasconcelos.
“Nós sentamos esta semana e alinhamos como vai funcionar. Teremos policiais militares e guardas municipais que vão atuar junto no Conjunto Denison Amorim, onde fica a base, e nas comunidades do entorno. É um projeto que está sendo tratado como prioridade pelo prefeito Cacau e recebido de forma muito positiva pela Polícia Militar”, explicou o secretário.
A Polícia Comunitária irá atuar, além do Denison Amorim, Pedras, Cabreira, Malhadas, Eldorado, Veleiro do Francês, Imperial. De acordo com o comandante da 5ª Cia Independente de Marechal Deodoro, Major Elieser, a Polícia Comunitária trabalha de forma diferente com a comunidade.
 “É um policiamento de proximidade com o cidadão. Os policiais convivem naquela comunidade e conhecem moradores, comerciantes. Além disso, ajudam a resolver problemas que possam possibilitar ação dos criminosos. Desta vez, de forma inédita, porque a guarda vai trabalhar de forma direta com a polícia”, disse o comandante.
Para atuar no Policiamento Comunitário, todos os envolvidos passarão por um treinamento, que começou na última segunda-feira (05).
Fonte: Secom Marechal Deodoro