Estatuto da Guarda Municipal é aprovado em Boca da Mata

Foi aprovado, nesta quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Boca da Mata, o Estatuto da Guarda Municipal. O objetivo do Estatuto é para que haja uma reestruturação da GM no município. O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) estava há meses participando das negociações com a prefeitura na busca pela aprovação do documento.

O Estatuto das Guardas Municipais prevê aposentadoria especial para o guarda, percentual de 30% de risco de vida, plano de cargos e carreira, criação do CNPJ e da carteira funcional.

O Secretário-geral do Sindguarda, Nilton Silva, e um dos diretores da entidade sindical, Elinado Gomes, estiveram presentes na sessão de aprovação do Estatuto e comemoraram a conquista. Eles destacam que a participação dos guardas da cidade foi importante, e evidenciam a abertura dada para as negociações pela gestão municipal, pelo prefeito em exercício Valter Acioli, assim como o entendimento dos vereadores em aprovar o projeto.

Para Nilton Silva, o Estatuto representa um avanço. “Muitas guardas sofrem para poder conseguir apenas um dos itens que foi conquistado hoje. Aqui, em Boca da Mata, conseguimos tudo que estávamos pleiteando. Inclusive, o destaque é que estamos seguindo a Lei 13.022, onde o cargo de comando, de diretoria da Guarda, tem que ser exercido por guarda de carreira. É um avanço grande para a categoria de boca da mata”.

Elinaldo Gomes destacou a dedicação dos guardas em desempenhar as atividades. “Agradeço o imenso apoio dos vereadores à categoria. Os guardas são valorosos homens que, muitas vezes sem condições, fazem a segurança da população de Boca da Mata”.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda