Guarda Municipal compõe Conselho Comunitário de Segurança Pública

A sociedade tem sido uma grande parceira da Segurança Pública na redução da violência ao longo dos últimos anos. Para fortalecer este laço, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Chefia de Articulação Política Comunitária, empossou cinco conselhos comunitários de segurança, durante solenidade realizada nesta quinta-feira (28), no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro.

Foto: Ag. Alagoas

Os conselhos comunitários além de aproximar as comunidades das forças de segurança têm como objetivo discutir, analisar e propor soluções para os problemas locais que interferem diretamente na Segurança Pública.

Na solenidade tomou posse a diretoria dos conselhos dos bairros do Jacintinho, Vergel do Lago, Clima Bom, além do conjunto Novo Jardim, que fica no Eustáquio Gomes, e do povoado Pedras, situado em Marechal Deodoro.

Segundo o chefe de Articulação Política Comunitária da SSP, Major Iran Rego, os grupos foram escolhidos por representarem bairros populosos e com incidência criminal elevada e que necessitam de aparato do Estado para conseguir resolver determinados problemas.

Cada conselho será composto por uma média de 15 integrantes, que se dividem entre representantes da esfera governamental – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Ministério Público Estadual e outros órgãos – além da diretoria composta por moradores do bairro e que possuem boa conduta e respeito da comunidade que representam.

“As diretorias eleitas foram praticamente aclamadas pela população. Fizemos uma pesquisa para apurar a conduta desses representantes e agora iremos, com a ajuda desses conselhos, trabalhar para promover a paz social”, disse.

Serão realizadas reuniões mensais entre os membros para discutir as questões a serem deliberadas, porém outras reuniões podem ser convocadas diante da necessidade.

Ainda de acordo com o major Iran, outro objetivo será envolver outras secretarias e órgãos do poder público nessas discussões sobre as comunidades em questão. “Costumo dizer que a comunidade é a polícia e a polícia é a comunidade. Temos que aproveitar esse intercâmbio com as comunidades para prevenir crimes, evitar que os ambientes ociosos se tornem terrenos fáceis para o fomento da violência. Temos projetos de expandir essa política de Segurança Pública e dessa forma conseguir melhores resultados”, completou.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destacou que a eleição dos conselheiros é importante, pois demonstra a credibilidade da Segurança Pública com a sociedade e que eles contribuirão no processo de redução da violência.

Ele também lembrou que os grupos passam a fortalecer a política de integração que vem sendo executada nos últimos quatro anos em Alagoas e que foi decisiva no processo de reestruturação da Segurança Pública e de queda dos índices de violência.

“Com muita alegria participo deste evento dando posse aos novos conselheiros, que sem dúvidas fortalecerá a parceria que temos com a sociedade alagoana do bem nessa busca incansável pela garantia da segurança da população. Esta é uma política que será ampliada, pois é prevenção em essência e proximidade com a população e precisamos fazer ela expandir, pois é essa união que irá vencer essa guerra contra a violência”, afirmou Lima Júnior.

Prestigiaram a solenidade também a secretária de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, o secretário executivo de Políticas da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Filho, o Cacau, o coronel Louvercy Monteiro, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), o diretor da Academia da Polícia Civil, delegado Antônio Carlos Lessa, além de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e integrantes da Polícia Civil.

Fonte: Agência Alagoas