GUARDA MUNICIPAL REPRIME BLOCOS NA ESCADARIA DA CÂMARA DO RIO DE JANEIRO

A reunião de blocos de carnaval na escadaria da Câmara dos Vereadores, no Centro do Rio, após um desfile pela Avenida Rio Branco, no início da noite do último domingo (3) foi impedida por agentes da Guarda Municipal, que chegaram a usar bombas de efeito moral para dispersar a multidão.Desde o início da tarde, blocos de carnaval faziam uma festa de abertura não oficial do carnaval de rua. O evento, que deveria terminar em festa, acabou em confusão.

confusaomelhor

Os foliões que saíram da Praça Quinze por volta de 15h acabaram tendo uma quarta-feira de Cinzas antecipada quando o desfile chegou na Câmara dos Vereadores por volta de 20h.

A Guarda Municipal, que passara a acompanhar o grupo, usou bombas de efeito moral contra o grupo após discussões entre os agentes e os foliões. Garrafas também foram arremessadas contra os guardas, por volta de 20h.

O clima hostil, que começara desde o momento que os agentes iniciaram a acompanhar o desfile, tomou corpo na chegada à Câmara dos Vereadores. Guardas municipais hostilizavam quem filmasse o desentendimento, inclusive a reportagem do G1. Em redes sociais, os organizadores do bloco criticavam o “autoritarismo municipal”.

Mesmo após a confusão, os foliões seguiram com o desfile pela Avenida Presidente Antônio Carlos, no sentido Aterro do Flamengo, e os músicos que restavam no grupo continuavam tocando. A Guarda Municipal informou que atuou no balizamento de trânsito e na realização de bloqueios em função do bloco que desfilava sem autorização. “Manifestantes também estavam na mesma região, sendo, da mesma forma, acompanhados de forma pacífica por equipes da corporação”, informou a Guarda.

Ainda segundo a Guarda Municipal, “ao fazer retenções de ambulantes não autorizados que comercializavam produtos irregulares no local”, os agentes foram atacados com garrafas atiradas pelos manifestantes. Somente a partir daí, os guardas dispersaram o grupo que os agrediu. Duas pessoas foram detidas e uma viatura foi avariada.

Fonte: G1/ RJ

Compartilhar

Publicar comentário