Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Uma equipe de agentes da Guarda Municipal participou, em agosto, de um curso de Proteção de Autoridades. As aulas proporcionam a capacitação técnica para evitar, ou, ao menos, minimizar as consequências que um atentado contra um dignitário possa acarretar, tanto para a sociedade quanto para a pessoa protegida, seja gestor público ou político.

Com uma carga horária de 50 horas, o programa foi organizado em aulas teóricas e práticas e os alunos aprendem a adotar condutas preventivas, dissuasivas e de resposta rápida e efetiva diante de eventos não desejados. O coordenador de Ensino e Instrução (CEI) da Semscs, Adriano Moreira, militar da reserva do Exército Brasileiro, detalhou o curso.

“Toda a noção de como fazer segurança de autoridades foi apresentada com a base teórica. Já a parte prática trouxe conteúdos de atendimento pré-hospitalar, defesa pessoal, armamento e tiro, simulação de emboscada com deslocamento a pé e veicular, direção defensiva – ofensiva e evasiva – e também de salvamento aquático”, informou Moreira.

Os participantes também receberam conhecimentos sobre legislação específica, padronização de procedimentos de segurança e prevenção de atentados e ameaças.

O secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, ressaltou que a Coordenação de Ensino e Instrução (CEI) entrou em funcionamento esse ano e tem função estratégica. “Capacitações como essa possibilitam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos técnicos ligados à atividade dos guardas municipais. É importante a qualificação constante desses agentes para oferecer a melhor prestação de serviço à sociedade”, afirmou.

Ascom Semscs