Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

semana, guardas municipais do grupamento Bike Patrulha participaram de uma capacitação em língua espanhola promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). O projeto intitulado Habla Maceió tem como objetivo fazer com que os GMs aprendam conversações básicas para atender aos turistas na orla marítima de Maceió.

O curso é realizado por profissionais do Instituto Bilbao Centro Cultural e foi criado especialmente para atender as características desse público. O conteúdo abordou formas de apresentações, abordagens, bem como conseguir atender ocorrências e passar informações. “Nós utilizamos algumas estratégias bem lúdicas como vídeos, músicas e interação entre eles, para que consigam expandir um pouco mais esse conhecimento. Também apresentamos sobre os dias da semana, meses do ano, horas, números e alguns vocabulários bem específicos para que eles ampliem essa noção do idioma. O objetivo é fazer com que eles consigam ter uma conversação básica com o turista”, explicou a instrutora Tácia Albuquerque.

A coordenadora do Habla Maceió, Ana Cecília Corado, destacou o objetivo do programa. “O projeto pretende capacitar todos os profissionais que trabalham na orla marítima e têm contato direto com o turista. Esse projeto consiste em oficinas de conversação básica em espanhol. Estamos preparando os profissionais para atender ao turista estrangeiro, da forma mais simples e clara possível. O projeto tem apostilas especificamente preparadas para cada tipo de público”, afirmou.

A subinspetora da Guarda Municipal, Simone França, disse que os GMs passam diariamente por situações em que precisam ter esse contato básico. “Nossa praia recebe uma carga imensa de turistas que falam a língua espanhola, então há situações em que eles querem saber como ir a um banco, comprar algum objeto pessoal, ir ao Centro, ou até pegar um ônibus; e, sem ter a noção básica, fica muito complicado. Esse projeto vai justamente trabalhar esse diálogo com o turista. Não é uma carga horária elevada, mas a metodologia está colocada de forma que a gente consegue entender para usar no dia a dia. Foi importante que o secretário Bolivar tenha se empenhado em nos inserir no projeto”, reconheceu.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semsc), Enio Bolivar, ressaltou que viu nesse curso uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal para os guardas. “Em virtude de Maceió ser uma capital que é polo turístico e considerada uma Cidade Resort, bem como por causa de uma parte do nosso efetivo está empregado na orla marítima, entendemos que a capacitação desses nossos guardas para poderem se comunicar em outro idioma e atender melhor os turistas vai fazer com que Maceió – que já é bem vista – tenha um ponto positivo a mais”, concluiu.

Ascom Semscs