semana, guardas municipais do grupamento Bike Patrulha participaram de uma capacitação em língua espanhola promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). O projeto intitulado Habla Maceió tem como objetivo fazer com que os GMs aprendam conversações básicas para atender aos turistas na orla marítima de Maceió.
O curso é realizado por profissionais do Instituto Bilbao Centro Cultural e foi criado especialmente para atender as características desse público. O conteúdo abordou formas de apresentações, abordagens, bem como conseguir atender ocorrências e passar informações. “Nós utilizamos algumas estratégias bem lúdicas como vídeos, músicas e interação entre eles, para que consigam expandir um pouco mais esse conhecimento. Também apresentamos sobre os dias da semana, meses do ano, horas, números e alguns vocabulários bem específicos para que eles ampliem essa noção do idioma. O objetivo é fazer com que eles consigam ter uma conversação básica com o turista”, explicou a instrutora Tácia Albuquerque.
A coordenadora do Habla Maceió, Ana Cecília Corado, destacou o objetivo do programa. “O projeto pretende capacitar todos os profissionais que trabalham na orla marítima e têm contato direto com o turista. Esse projeto consiste em oficinas de conversação básica em espanhol. Estamos preparando os profissionais para atender ao turista estrangeiro, da forma mais simples e clara possível. O projeto tem apostilas especificamente preparadas para cada tipo de público”, afirmou.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semsc), Enio Bolivar, ressaltou que viu nesse curso uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal para os guardas. “Em virtude de Maceió ser uma capital que é polo turístico e considerada uma Cidade Resort, bem como por causa de uma parte do nosso efetivo está empregado na orla marítima, entendemos que a capacitação desses nossos guardas para poderem se comunicar em outro idioma e atender melhor os turistas vai fazer com que Maceió – que já é bem vista – tenha um ponto positivo a mais”, concluiu.
Ascom Semscs