Guardas municipais têm aula prática em ação policial integrada

Na noite dessa terça-feira (19), alunos do Curso de Formação Básica e Adequação Legal para o Porte de Arma da Guarda Municipal de Maceió trabalharam, de forma conjunta com órgãos estratégicos da esfera federal, estadual e municipal e que fazem parte do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), estabelecido pela Lei 13.675/2018.

Fotos: Ascom Semscs

A ação foi realizada no bairro do Tabuleiro e faz parte do conteúdo prático da disciplina Gestão Integrada de Segurança Pública e teve como objetivo prevenir e combater a violência na cidade de Maceió. Participaram representantes do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC/AL), Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT).

Para o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, a integração da Guarda Municipal ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é um momento ímpar. “Isso é uma realidade que está acontecendo no Brasil e não tem como voltar atrás, agora a tendência é caminhar para frente. Com a participação da Guarda Municipal integrada ao SUSP, a tendência é que os GMs estejam cada vez mais preparados, capacitados e especializados para atuar e colocar em prática todos os ensinamentos que estão recebendo neste curso”, analisou.

O titular da pasta acredita que a integração é a solução para os problemas de segurança pública. “Nós temos vários casos de sucesso onde a Guarda Municipal juntamente com as outras forças de segurança pública têm conseguido êxito em fazer com que os índices criminais se reduzam. Fico feliz em presenciar e participar desse momento ímpar, onde dentro do Sistema Único de Segurança Pública a gente tem a participação direta da GM com atuação, ou seja, ajudando a segurança pública como um todo”, acrescentamos.

O promotor de Justiça Magno Alexandre Moura, responsável pelo Controle Externo da Atividade Policial, Segurança Pública e Investigações Especiais da 62ª Promotoria, disse que o MPE vai buscar firmar um protocolo de intenções, colhendo compromissos para que as instituições de segurança possam por em prática esses exercícios com frequência, ou seja, constantemente, realizando um trabalho com a população com o objetivo de diminuir o índice de criminalidade e passar aos cidadãos de Maceió uma maior sensação de segurança em toda a cidade.

“A união dessas forças de segurança dentro do que define o Sistema Único de Segurança Pública -é para alcançarmos um bem comum: a segurança pública. Além de passar à sociedade a sensação de paz e o cidadão se sinta protegido, podendo ir e vir, pois o crime não vai prevalecer sobre as forças do bem, nem sobre o Estado. As unidades de segurança vêm exatamente para demonstrar isso, assegurando a ordem e a paz pública”, ressaltou o promotor.

O chefe de equipe do Tigre, Cristiano Borges, falou sobre a participação do grupamento na ação. “Além de fazer as abordagens, viemos para dar apoio. Como os guardas estão no curso, eles desenvolvem o trabalho deles e nós estamos para dar segurança durante as ações”, afirmou.

O diretor de Operações de Mobilidade da SMTT, Rodrigo Medeiros, também detalhou a participação durante a operação. “Conforme rege o artigo 144 da Constituição, nossa missão é fornecer a segurança viária. Com essas ações de fiscalização, verificamos se os veículos estão em condições adequadas de trafegabilidade e analisamos também toda a documentação dos condutores, para saber se eles estão habilitados para circular nas vias de Maceió. Com este trabalho, conseguimos preservar vidas e garantir uma boa fluidez no trânsito”, relatou.

O comandante do Batalhão de Guarda da PM/AL, coronel Mário Xavier, destacou a missão da PM, prevista na Constituição Federal. “Nessa ação específica de integração, a PM faz o papel dela e também dá um suporte com orientações e reforço na segurança da ação dos guardas municipais que estão fazendo o curso, durante as abordagens. Isso dá uma confiabilidade maior e também a credibilidade junto à sociedade e sensação maior de segurança”, acredita.

O policial rodoviário federal, Ricardo Pereira, afirmou que a PRF tem uma história marcada pela realização de trabalhados integrados. “Estamos aqui para ajudar a Guarda Municipal e as outras forças de segurança nesta ação de prevenção e combate à violência, com objetivo final de trazer tranquilidade aos cidadãos de Maceió”, frisou.

O coordenador de Operações e Inteligência da Semscs, Alexandre Moreira, ressalta que uma operação integrada desta proporção demonstra a vontade de fazer valer o bem comum da sociedade alagoana, a partir da iniciativa harmônica entre União, Estado e Município. “Com a competência legal e interdependente dos órgãos de segurança pública, o cidadão percebe uma nova sensação de segurança comprovada nas abordagens e falas de agradecimento de homens e mulheres, idosos e jovens, que presenciaram o feito inédito dessas instituições para a prevenção e repressão da criminalidade e violência no Estado de Alagoas”, finalizou.

Fonte: Ascom Semscs