João Pessoa sedia encontro nacional de secretários de segurança pública municipal

O município de João Pessoa sedia a partir da próxima quinta-feira (26), no auditório do Shopping Sebrae, o 1º Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública Municipal. O evento segue até o sábado (28) e reúne secretários, comandantes e gestores públicos de 18 estados do Brasil.

Foto: reprodução.

A solenidade de abertura do encontro acontecerá às 17h, no auditório do Shopping Sebrae. Entre as autoridades que participarão do evento estão, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), Coronel Renato Ivo Fernandes de Castro e o coordenador de políticas públicas para a sociedade da Senasp/MJ, Coronel José Arnon dos Santos Guerra.

Esta é a 1ª edição do encontro na capital paraibana e visa à troca de experiência no âmbito da segurança pública, prevenção da violência, técnicas e aprimoramento das ações das Guardas Civis Municipais.

De acordo com o secretário da Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb) e anfitrião do evento, Sargento Denis, o encontro irá debater as temáticas relacionadas à estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), à construção de articulação, à integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas do sistema, além da seleção de prioridades e temas estratégicos.

“O objetivo é proporcionar medidas de efetivação e integração relacionadas ao enfrentamento à violência. Então é uma grande oportunidade de discutir questões relacionadas à segurança pública que têm impacto direto na vida do cidadão comum”, pontuou.

A expectativa da organização do evento é de que 100 secretários de 18 estados e mais de 60 cidades de todo Brasil participem do encontro, que contará com uma programação composta por palestras e apresentações culturais.

Na ocasião acontecerá a eleição para a nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Consems).

Programação das palestras que serão abordadas durante o encontro

Entre os assuntos abordados durante o evento estão as palestras sobre a política municipal de segurança, que será ministrada pelo secretário da Segurança Urbana de São Paulo, José Roberto Rodrigues, a importância do conselho para o desenvolvimento da segurança municipal, que será abordada pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Consems), Manoel Márcio Alencar Sampaio, o programa municipal de segurança urbana, que será ministrada pelo secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Antônio Azevedo Vieira Filho, a tecnologia sistema de análise comportamental, que será abordada pelo diretor comercial da empresa 7LAN, Antônio Eduard Vermeulen, além da importância da ouvidoria nos órgãos de segurança pública, que será debatida pelo ouvidor da Controladoria Geral da União, na Paraíba, Rodrigo Márcio Medeiros Paiva.

“A perspectiva é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na gestão de segurança pública em todo o país. O encontro faz uma aposta na aproximação entre segmentos enquanto ferramentas de prestação de serviços e de modernização da segurança pública, pois juntos podemos, de fato, encontrar soluções para a violência que confrontamos diariamente”, ressaltou sargento Denis.

As inscrições estão sendo efetuadas pela chefia de gabinete da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania/ Guarda Municipal de João Pessoa por meio do site: gcmjpweb.com

Sobre a Guarda Civil Municipal de João Pessoa

Este ano o serviço completou 29 anos de fundação e tem como objetivo promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal por meio de políticas públicas de prevenção às violências e a construção da cidadania de forma articulada e democrática com entidades parceiras, fomentando uma cultura de paz.

A corporação é composta atualmente por mais de 600 profissionais, dentre eles os mais de 330 que o prefeito Luciano Cartaxo convocou e deu posse, por meio de concurso público em 2014. Eles estão divididos entre o trabalho ambiental, motorizado, de bicicleta e nos cinco distritos em pontos fixos instalados na cidade. Os guardas atuam em rondas preventivas, gerenciamento de crises, segurança preventiva em eventos e na fiscalização das condutas municipais. Atualmente, a Guarda Municipal dispõe de 46 viaturas, distribuídas entre carros, motocicletas, van e o ônibus de videomonitoramento.

Balanço

Nos primeiros seis meses deste ano, a atuação da Guarda na prevenção à violência e o combate às drogas no ambiente escolar já realizou 653 visitas preventivas, com palestras para alunos da rede municipal e 17 para crianças, através do teatro de fantoches.

Neste ano, foram 945 ocorrências atendidas e pessoas conduzidas à delegacia, auxiliando a Polícia Militar, por dano ao patrimônio público, invasão de propriedade, desordem, desacato, furto, roubo, prestação de socorro, agressão, ato libidinoso, tráfico de drogas, violência doméstica, ameaça, tentativa de homicídio e embriaguez ao volante. Além disso, a Guarda Municipal efetua resgates de animais e presta serviço de rotina que atende um plantão de 24h.

Monitoramento

A Guarda Civil Municipal também promove ações de monitoramento por vídeo no Centro da Cidade. A ação é parte de um convênio entre a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

Entre os projetos desenvolvidos pelo serviço está o programa “Chega Junto”, que trabalha com moradores de rua e usuários de drogas, por meio de oficinas de artesanato, além de atividades esportivas e culturais.

Outra ação importante é o programa “Ronda Maria da Penha”, por meio do qual são realizadas visitas e acompanhamentos a mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas. O projeto é fruto de uma parceria entre a Guarda Civil Municipal de João Pessoa e a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

Fonte: ClickPB