Maceió Rosa: Semscs tem programação especial para servidoras

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) realizou, nesta quinta-feira (03,) uma programação especial com atividades em apoio à campanha Maceió Rosa, que tem como objetivo a conscientização da prevenção do câncer de mama. Durante a manhã foram realizadas palestras e agendamento de exames e consultas para servidoras do órgão. A abertura contou com uma apresentação especial da banda de música da Guarda Municipal, com o GM Michel Assis no saxofone e flauta, e o GM Márcio Clévis, no teclado.

Foto: Alberto Jorge

As palestras abordaram pontos importantes como o autoexame da mama, a prevenção ao câncer e detecção precoce. “Nosso objetivo principal é despertar nas mulheres que cabe exclusivamente a elas o cuidado consigo mesmas. Elas precisam se tocar, identificar as mudanças no corpo e se preciso procurar ajuda profissional para solucionar o mais rápido possível, porque o diagnóstico precoce é indispensável, quanto mais cedo for detectado o problema, mais chances de cura existem”, orientou a enfermeira Paula Larissa da Silva.

A servidora pública Dione Laurindo, arquiteta urbanista, conta que esses momentos são importantes e geram empatia. “Tudo isso é muito importante para gente refletir a questão de cada um, do sentimento, de como dói para quem passa por uma doença e para seus familiares e nesses momentos temos que saber encarar e ajudar as pessoas para que elas entendam que podem vencer e que dias melhores virão e que o importante é manter o positivismo. Que as coisas boas vão chegando, momentos ruins são passageiros e momentos como esse no nosso trabalho são muito significativos para que a gente possa relembrar tudo isso”, ponderou.

A enfermeira Fabiana Dacal de Sena também destacou os cuidados que devem ser adotados. “É importante que possamos dar ênfase à prevenção e para isso o autoexame é fundamental, além da realização de exames anuais. Precisamos nos conhecer cada vez mais e buscar acompanhamento médico”, salientou.

O titular da Semscs, Enio Bolivar, explica que é indispensável aderir a campanhas como essa. “Fizemos questão de abraçar essa iniciativa da Prefeitura de Maceió por que sabemos da importância e da seriedade desses assuntos. A informação é indispensável. Precisamos demonstrar para as nossas servidoras o quanto é importante se prevenir e, acima de tudo, que essa doença tem cura e que estaremos sempre juntos para apoiá-las”, ressaltou. 

Fonte: Ascom Semscs

Compartilhar

Publicar comentário