Representantes do Sindguarda-AL se reúnem com o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar

Na noite desta quarta-feira (3), o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, o vice-presidente, Charles Sanches, e os diretores Adailton Nunes e Nilton Silva, estiveram reunidos com o secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas, Alfredo Gaspar, para tratar sobre assuntos pertinentes à categoria.

Durante a reunião, a qual também contou com a presença do assessor do secretário, Alexandre Galvão, os representantes da entidade sindical discutiram sobre a questão da doação de armas de fogo por parte da Secretaria de Segurança Pública às Guardas Municipais do Estado de Alagoas, bem como apresentaram algumas normativas de alguns Estados do nordeste, a exemplo do estado do Ceará, onde estabelece que os guardas municipais fora de serviço que esteja portando sua identidade funcional, e o registro da sua arma, não seja conduzido á delegacia pelas forças policiais. Ciente dessa resolução, o Sindguarda-AL protocolou um processo na secretaria em 24 de setembro de 2020, sob o número: 20004504, solicitando da mesma a possibilidade de emitir uma circular às forças policiais como foi feito em outros estados.

Atencioso às reivindicações apresentadas pelo Sindguarda, o secretário Alfredo Gaspar garantiu que irá analisar o processo com sua assessoria e posteriormente ver a possibilidade de se criar esta circular normativa. “No que eu puder ajudar para contribuir sobre essa questão, contem comigo, pois não vou medir esforços para que isso se concretize”, disse Alfredo.

Um dos empecilhos apresentados pelo secretário, foi a questão de haver guardas contratados, sem nenhum vínculo com a instituição, onde o Sindguarda já realizou denúncias sobre a existência dessas Guardas, bem como já está providenciando ações no judiciário a fim de sanar esse tipo de irregularidade.

Ficou agendada uma reunião com o assessor Alexandre Galvão para a próxima segunda-feira (8), a fim de aprofundar as discussões sobre estas circulares normativas emitidas pelas secretarias de segurança de outros estados.
Já sobre a questão das doações de arma de fogo á Guarda Municipal, o secretário afirmou que havendo disponibilidade irá realizar as doações, porém a responsabilidade de conceder o porte é da Polícia Federal, mas o mesmo acredita que isso só vem a contribuir com a segurança da população e do próprio guarda municipal.

Ascom Sindguarda-AL