SINDGUARDA-AL participa de Audiência Pública em Batalha sobre Segurança Pública nas escolas

O diretor do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (SINDGUARDA-AL) Charles Sanches e o secretário geral, Nilton Silva, participaram na manhã desta quinta-feira (2) da primeira audiência pública realizada na cidade de Batalha.

A audiência pública de iniciativa do Vereador Helton Macedo, e apoiada pelos demais vereadores da cidade teve como tema: ‘Segurança Pública nas Escolas’. Realizado no Clube ABC de Batalha, o evento teve por objetivo discutir, junto às autoridades policiais locais, propostas que possam garantir mais segurança aos alunos das escolas do município. A sessão ordinária especial contou com a participação do Prefeito em exercício de Batalha, Hildebrando Balbino, bem como de Vereadores, Guardas Municipais, Policiais Civis e Militares, alunos, professores, secretários municipais, membros do Conselho de Segurança (CONSEG), comerciantes e representantes da sociedade civil.

Em seu discurso, Charles parabenizou o Vereador Helton pela iniciativa da audiência pública, bem como ressaltou a contribuição que os guardas municipais podem oferecer neste contexto. “A guarda é uma grande aliada para garantir maior segurança nas escolas, mas para isso precisa está capacitada e melhor equipada para desempenhar seu trabalho. Isso pode ser feito através de treinamentos e cursos de formação voltados para categoria. Estando preparados, tenho certeza que haverá diminuição nos índices de violência e uso de drogas nas escolas”, assegurou Charles.

O diretor do Sindguarda-AL destacou ainda a importância da guarda municipal de Batalha possuir seu estatuto próprio, bem como o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores (PCCR) como prevê a legislação. De acordo com a Constituição Federal, a Lei 13022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), deve ser criada pelo Poder Executivo municipal, pois institui normas gerais a todo efetivo.

O Coronel da Polícia Militar, Walter do Vale, o qual também esteve presente na audiência pública, enalteceu o papel da guarda municipal e lembrou que mais audiência como esta devem ser realizadas com a finalidade de trazer mais propostas voltadas para a segurança pública. “Sou um grande admirador da guarda municipal, mas também reconheço que não se deve só fardá-los e colocar nas ruas. É preciso capacitar o guarda, atuando com ações preventivas e trabalho integrado, para assim conseguirmos ter êxito em nossas ações”, disse Do Vale.

Como sugestão para garantir mais segurança nas escolas, o coronel do Vale propôs á gestão e aos membros do poder legislativo, a criação de uma campanha de divulgação do Disque Denúncia (181). O objetivo é alertar a população sobre o uso dessa importante ferramenta, a qual pode ajudar a polícia a solucionar os problemas existentes no município, sem que sua identidade seja revelada. “É preciso inserir esses vinte e sete guardas municipais de Batalha na segurança pública, junto as Polícias Civis e Militares, criando uma ronda escolar e trabalhar com os professores nas unidades de ensino”, sugeriu o coronel.

Ascom Sindguarda-AL