SINDGUARDA-AL participa de encontro de gestores da segurança

O represente sindical do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Charles Sanches, participou nesta terça-feira do 1º Encontro da Região Nordeste dos Secretários e Gestores de Segurança Pública Municipal – Região Nordeste. Realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta durante os dias 25 e 26, o evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems).

4131613f-804d-4d96-b47d-c624513402af

A primeira noite, o evento contou com a participação do presidente do Consems, Emanuel Alencar, de Talles Andrade, que representou a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério, Regina Miki, e a secretária de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió (Semsc) e vice-presidente do Consems, Mônica Suruagy.
Durante o encontro desta terça-feira (26), gestores e representantes dos órgãos de segurança dos estado discutiram assuntos atuais como: o combate as drogas ou a diminuição dela em Alagoas e em outros estados do Nordeste, a segurança dos patrimônios, repartições publicas e  de toda população e a Lei 13.022/2014.
Para Charles Sanches, o evento foi fundamental para esclarecer e reforçar a integração da segurança publica em Alagoas. “Tá sendo fundamental o conhecimento adquirido aqui neste evento, são testemunhos de outras cidades e capitais dos estados aqui presentes que estão sendo debatidos sobre o assunto. A integração é fundamental para a segurança publica, não existe segurança publica sem integração, seja Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar ou qualquer órgão de segurança. O que está sendo cobrando aqui é justamente essa integração. Durante os dois dias do evento, ouvimos testemunhos de outros estados como Fortaleza-CE e Sergipe que evoluíram bastante com a integração. No dia 10 de junho iremos voltar com esse mesmo debate em Recife. O encontro de hoje foi uma tido como um sucesso. fizemos uma carta que será entregue a Secretária Nacional de Segurança, Regina Miki.

A programação contou também com palestras, debates e eventos sociais de integração em torno da temática central “A Integração como Ferramenta de Segurança”, com a palestra sobre a Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais e a apresentação de cases de sucesso. Secretários e gestores da área, vindos de todo o Nordeste, marcaram presença.