Todos os guardas municipais de Alagoas serão imunizados contra a COVID-19, garante governador

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas participou, nesta segunda-feira (5), no Palácio República dos Palmares, da solenidade que marcou o início da vacinação das forças de segurança em Alagoas. O governador Renan Filho (MDB) garantiu que todos os guardas municipais do estado serão imunizados. Ele destacou que a vacinação começa com os profissionais que estão na ativa e que tenham acima de 45 anos.

A decisão segue a mesma premissa dos outros grupos prioritários que estão sendo imunizados em Alagoas – iniciando pelos mais velhos e regredindo as idades conforme chegam as novas remessas de vacina. O governador explicou que as vacinas serão encaminhadas para as Secretarias Municipais de Saúde e os guardas serão vacinados nas próprias sedes – a exemplo de Maceió, que começou a vacinação hoje no quartel da GM. Em seguida, ele disse que é mais prático que os próprios municípios se organizem na vacinação dos guardas.

Ao lado de Renan Filho, do secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres.  do secretário estadual de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, e das demais autoridades representativas das forças de segurança de Alagoas, o presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, participou da vacinação do GM Rangley Barros, de Maceió.

“É uma grande conquista para todos os guardas municipais este dia de hoje. Esse início da vacinação é representativo por demonstrar claramente a importância da Guarda Municipal em Alagoas. O guarda é peça fundamental para servir e proteger e estando vacinado ele conseguirá desenvolver muito melhor o seu papel. Agradecemos ao governador pela iniciativa e esperamos, sim, que todos os guardas sejam imunizados”, afirmou Carlos Pisca.

Renan Filho destacou que espera vacinar todos os profissionais de segurança em um curto espaço de tempo. “É fundamental que a gente lembre que, neste momento, quem garante a promoção da paz e a ordem são os agentes de segurança pública nas esferas municipal, estadual e federal. Esses profissionais serão priorizados no grupo de vacinação. Nós vamos vacinar por idade, para ser justo com aqueles que são mais velhos. Rapidamente, acredito, teremos condições de vacinar a todos – garantindo a segurança pessoal deles e a de todos”.