Agentes da segurança iniciam curso de táticas policiais com a Swat

08 Setembro de 2015 – 15:16

Treinamento visa a troca de conhecimentos e oportunidade de atualização técnica na área

A Polícia Militar de Alagoas realizou, na manhã desta terça-feira, 8, a aula inaugural do I Curso de Táticas Policiais, no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). O evento contou com a participação do corpo docente, formado por 144 agentes da Segurança Pública, e dos três instrutores do treinamento, pertencentes aos departamentos de polícia especializada norte-americana (Swat) e holandesa.

As vagas para participar do curso foram distribuídas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Guarda Municipal de cinco municípios alagoanos: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, Murici e Delmiro Gouveia.

A cerimônia foi presidida pelo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e prestigiada por diversas autoridades civis e militares, além de representantes das instituições envolvidas. Em seu discurso, o secretário destacou a similaridade de interesses das instituições de segurança pública, embora esta seja formada por diversos segmentos.

“Podemos chegar à conclusão de que, apesar de utilizarmos diferentes uniformes e de cada instituição ter sua forma específica de atuar, todos temos o mesmo ideal, que é fazer de Alagoas um local de paz, garantindo o bem-estar da nossa população”, ressaltou o secretário.

Para o comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, a troca de conhecimentos e a oportunidade de atualização técnica na área de segurança pública são os principais aspectos positivos do treinamento e atendem a uma de suas diretrizes de comando, que é a valorização da tropa.

“Neste período de curso, teremos a oportunidade de aprender com os instrutores, que possuem grande qualificação e diversos conhecimentos a repassar; e também poderemos mostrar para eles a nossa rotina, de maneira que o curso possa ser ao máximo adaptado à nossa realidade”, afirmou Lima Júnior, ao enfatizar que todas as unidades operacionais da PM foram contempladas com vagas para frequentar o curso.

Instrutores

Três profissionais qualificados integram o corpo docente do I Curso de Táticas Policiais. Os agentes Tim Williams e Ken Farren são instrutores do Departamento de Polícia do Texas, nos Estados Unidos, e já foram comandantes da SWAT. Já o holandês Paul Lucas percorre diversos países ministrando cursos sobre técnicas policiais, além de ser atirador e paraquedista profissional.

De acordo com Tim Williams, para o curso em Alagoas, não serão trazidas técnicas policiais diferentes das que já são utilizadas. O objetivo é o aperfeiçoamento.

“Não traremos técnicas novas, mas sim a importância do treinamento, da capacitação e principalmente de estar sempre pronto em qualquer situação de combate, seja ela aparentemente fácil ou extremamente complexa. E técnica só se aperfeiçoa com treinamento”, pontuou o agente norte-americano.

O Curso

O I Curso de Táticas Policiais teve início já nesta terça com duração de dez dias e será realizado na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), coordenado pelo comandante da unidade, major Ênio Bolivar. Segundo ele, o curso é essencialmente prático e visa o aperfeiçoamento da atuação policial em Alagoas. “Nosso objetivo é que os alunos possam se aprimorar ao máximo e venham a ser futuros multiplicadores em suas unidades e instituições de origem”, salientou Bolivar.

Entre os discentes, é grande a expectativa para o curso. De acordo com o soldado Edgar Constantino, que atua no Bope, o treinamento será uma oportunidade de atualizar os conhecimentos, resultando em um melhor serviço prestado à população. “Estarei focado no curso para que possa assimilar o máximo de conteúdo e prestar cada vez mais um melhor serviço aos alagoanos”, assegurou o militar.

Entre as disciplinas do curso estão manutenção e limpeza de armamento, fundamentos do tiro policial, prática de tiro, táticas defensivas e retenção com algemas e combate em ambiente confinado.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhar

Publicar comentário