Concurso para Guarda Municipal MS é autorizado para nível médio!

O prefeito  de Mato Grosso do Sul, Marcos Trad, anunciou, na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial do Município, a autorização para a abertura de concurso público para a contratação de novos integrantes da Guarda  Civil Municipal de Campo Grande (Concurso Guarda Municipal MS). A expectativa é que o lançamento do edital e a realização do certame aconteçam no segundo semestre deste ano.

A meta do Executivo municipal é chamar ao menos cerca de 310 selecionados pelo concurso, preenchendo assim vagas existentes vazias há quase uma década para completar o efetivo da corporação.

O secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, informou que a meta é fazer com que Campo Grande cumpra, enfim, Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Estadual, assinado em 2008, na gestão de Nelson Trad Filho (atual PTB) e que não foi cumprido pelos antecessores Alcides Benal (PP) e Gilmar Olarte (atualmente sem partido).

Isso porque o efetivo atual da Guarda é de cerca de 1.175 integrantes. E o número ideal exigido pelo MPE no TAC é de 1.488, exatos. Ou seja, 313 novos precisariam ser contratados.

A diferença aumentou ao longo dos anos por causa dos pedidos de baixas de guardas que trocaram de corporação, passando em concursos de outras forças de segurança estaduais ou federais, ou até mesmo aposentadoria, desistências e baixas médicas.

Azambuja não descarta, contudo, aumentar o número de vagas que devem ser oferecidas. Campo Grande pode, segundo a Lei Federal 13.022/2014, ter no máximo 1.600 guardas. O Texto determina que a corporação não pode ter efetivo superior a 0,2% da população em municípios com mais de 500 mil habitantes.

Último concurso Guarda Municipal MS

No último concurso, realizado em 2008, foram ofertadas 700 vagas para o cargo de Guarda Municipal de Terceira Classe, sendo reservadas 70 para o sexo feminino. A jornada de trabalho é de 180 horas mensais, cumpridas em escalas de serviço.

Os requisitos mais importantes para os cargos são: ter idade mínima de 18 anos; ter aptidão física e mental; não exercer cargo público; e possuir diploma de ensino fundamental completo.

O processo de seleção foi realizado com as seguintes etapas: prova escrita; teste de aptidão física; avaliação psicológica; pesquisa social; e curso de formação. Na época o prazo de validade foi de 2 anos, é possível que a vigência do próximo também seja.

Na época a remuneração era de R$ 401,63 + adicional de operações especiais de 50%. Atualmente o salário inicial, sem adicional, é de R$ 1.580.

Prova do último concurso Guarda Municipal MS

A prova objetiva foi composta por 40 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas, nas áreas de língua portuguesa e matemática.

Critérios para aprovação no concurso Guarda Municipal MS

Foram considerados aprovados os candidatos que conseguiram obter, no mínimo, 5 pontos em cada disciplina e 30 pontos na média da avaliação.

Fonte: Equipe Gran Cursos Online