Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Guardas municipais de Maceió concluíram, na terça-feira (13), um curso de capacitação voltado para a operação de drones. A formação, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), teve início no dia 8 de maio e contou com aulas teóricas e práticas.

As atividades teóricas foram realizadas na sede da Semsc, enquanto as práticas ocorreram na região da Capelinha de Jaraguá. O curso foi ministrado por um instrutor especializado, cujo nome, assim como o de agentes participantes, será preservado por motivos de segurança.

Durante o treinamento, os guardas aprenderam sobre o funcionamento dos drones, partes e nomenclaturas do equipamento, regras de operação, áreas restritas, tipos de voo e diretrizes dos órgãos reguladores. Os participantes também realizaram simulações de voo, aplicando os conhecimentos adquiridos na prática.

De acordo com o instrutor responsável, a formação representa um importante passo na modernização da Guarda Municipal. “O uso de drones permite executar ações mais complexas com menos esforço, além de auxiliar na fiscalização de eventos promovidos pelo município”, explicou.

Uma agente da corporação destacou que a tecnologia trará mais eficiência às operações. “Pretendo utilizar os drones para monitorar áreas de risco, eventos e ações específicas, otimizando a comunicação com as equipes em solo”, afirmou.

O curso tem como objetivo não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também promover uma atuação mais segura, estratégica e eficiente por parte dos guardas municipais.

Para o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, a qualificação contínua da tropa é fundamental. “Essa capacitação e os investimentos em tecnologia reforçam o compromisso da gestão do prefeito JHC com uma Maceió mais segura. Modernizar a atuação da Guarda é fundamental para melhorar a resposta nas ações de segurança”, concluiu.

Com informações do portal agoraalagoas.com

Lara Tapety / Ascom Sindguarda-AL