Município capacita GMs para atuação no trânsito

Para melhorar a segurança de motoristas e pedestres de Londrina, teve início, na segunda-feira (5), o treinamento de 13 guardas municipais que atuarão nas atividades de fiscalização e orientação de trânsito. As aulas teóricas estão sendo ministradas na Escola de Governo, situada no primeiro andar do prédio administrativo da Prefeitura, na Rua Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.

O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Sgarioni, esteve presente na aula inaugural e ressaltou a importância dessa parceria. “O trabalho a ser realizado em conjunto com os agentes da CMTU e da Guarda Municipal é de grande importância para o cidadão e toda a cidade de Londrina, porque vai garantir mais segurança para todos, inclusive à noite e de madrugada”, disse.

O curso terá carga horária de 40 horas, com início sempre às 8 horas, até o dia 23 deste mês. Os participantes aprenderão mais sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, questões relacionadas à ética e cidadania, técnicas de abordagem e noções sobre engenharia de tráfego. A intenção é que o conteúdo lecionado seja colocado em prática conforme os módulos forem se encerrando.

Por isso, nesta quarta-feira (7), a partir das 9h, os alunos devem ir a campo realizar atividades práticas na Rua Santos esquina com a Pará, formando grupos com quatro agentes por vez. Segundo o coordenador de Educação de Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, eles vão colocar em prática as lições aprendidas sobre controle de tráfego, simulação de desvio de fluxos por obras e acidentes. Depois, eles serão encaminhados para regiões com maior fluxo de veículos, como na Avenida Leste-Oeste.

Ribeiro contou que um semáforo será desligado e os guardas municipais vão ajudar no controle do trânsito, para que saibam como agir em momentos de estresse. “As aulas teóricas e práticas serão mescladas para que os agentes compreendam e assimilem, da melhor forma possível, o conteúdo que será repassado em sala de aula”, explicou.

Para isso, também está prevista a exibição de vídeos e outros materiais audiovisuais cujas situações mostradas devem servir de tema para debates entre os instrutores e alunos. Além das aulas teóricas e práticas, os guardas municipais receberam apostilas organizadas pelos técnicos da CMTU. Eles poderão utilizá-las em celular, computadores ou tablets, para facilitar a consulta durante o trabalho nas ruas, visto que o documento está em formato impresso e digital.

Atualmente, a CMTU conta com cerca de 45 agentes municipais de trânsito. Por isso, o diretor de trânsito da Companhia, Hemerson Pacheco, acredita que o convênio estabelecido entre os dois orgãos municipais vai agregar mais segurança aos motoristas e pedestres. “Nós precisamos do reforço da Guarda Municipal, que será bastante útil para que nós possamos estender a fiscalização de trânsito na nossa cidade. O convênio já definiu os pontos em que os GMs vão trabalhar. O importante é a união da GM e da CMTU, porque principalmente nos pontos onde os agentes de trânsito não podem atuar, a GM vai nos auxiliar”, explicou Pacheco.

O curso pelo qual os guardas municipais estão passando advém de um cumprimento legal do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “É um ganho para a Guarda Municipal, que implementa mais essa atividade prevista no Estatuto dos Guardas Municipais. E ganha também a população de Londrina, que terá mais uma instituição na fiscalização do trânsito”, disse o sargento e diretor administrativo da Secretaria Municipal de Defesa Social, Valdir Roque de Lima.

Após a realização desse aperfeiçoamento, os guardas municipais estarão habilitados para o serviço nas ruas e avenidas. Eles trabalharão durante um período em conjunto com os agentes da CMTU, para que caso surjam dúvidas, elas possam ser sanadas rapidamente. Os guardas municipais receberão os equipamentos necessários para a fiscalização, como o talonário eletrônico, sistema que já funciona integrado com a Polícia Militar do Paraná (PM). Assim, estarão habilitados a atuarem com ações de fiscalização e orientação do trânsito, aplicarem multas por infração e realizarem blitze em conjunto com a companhia ou sozinhos.

A expectativa é que com a ajuda dos guardas municipais, os horários que antes ficavam descobertos pelos agentes de trânsito, como de madrugada, por exemplo, possam ser atendidos pelos servidores da Defesa Social. Isso porque o efetivo da GM funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Também existe a previsão de que os aparelhos de videomonitoramento da Secretaria de Defesa Social sejam utilizados nesta parceria.

Para que os guardas municipais estivessem aptos a passar pelo treinamento ministrado pela CMTU, antes foi necessário que os 13 participantes recebessem capacitação por meio de outro curso, de 40 horas, ministrado por técnicos do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR).

Atualmente, mais 40 GMs estão participando da qualificação do DETRAN e devem ser formados pela CMTU até o segundo semestre. “A gente que trabalha na rua se depara constantemente com infrações e, no entanto, não podíamos autuá-las. Creio que a sociedade tem muito a ganhar, porque é mais uma instituição na rua trabalhando por um trânsito mais seguro”, finalizou o supervisor da GM, Antonio Siena Junior.

Fonte: Bonde News