Número de vítimas das chuvas em Alagoas cai de 39 mil para cerca de 7.600 pessoas, afirma Defesa Civil

A Defesa Civil estadual informou, nesta terça-feira (6), que o número de vítimas das fortes chuvas caiu de 39 mil para cerca de 7.600 pessoas em Alagoas. A redução no total de desabrigados e desalojados foi de aproximadamente 80%.

“Existe um formulário específico onde se faz a estimativa inicial, solicitando recursos ao município. Nós fazemos a recontagem e atualização a cada quinze dias, já que as chuvas vão diminuindo e as famílias vão retornando para suas residências. Só serão assistidas, com recurso federal ou estadual, as famílias que realmente necessitam da ajuda humanitária”, disse o coordenador da Defesa Civil estadual, Major Moisés Melo.

Mais de R$ 13 milhões foram repassados pelo Governo Federal para ajuda humanitária no estado. Mas, o valor que já estava na conta do Governo do Estado foi calculado com base na estimativa inicial de vítimas.

“Não quer dizer que vamos utilizar todos os recursos, não será necessário. O dinheiro será devolvido para o Governo Federal ou será solicitado para a reconstrução da infraestrutura dos municípios afetados”, finaliza o coordenador.

Muitas famílias perderam suas casas em deslizamentos de barreira ou inundações, e 27 municípios decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram o estado.

Fonte:G1.com.br/al