Prefeitura de Maceió se esquiva de apresentar contraproposta de reposição salarial aos servidores

Em mais uma rodada de negociações para tratar da recomposição salarial dos servidores, realizada nesta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Maceió optou por não apresentar uma contraproposta para o reajuste. Com a presença do Movimento Unificado Sindical, a gestão propôs o pagamento de biênios atrasados – sem a reposição.

O Movimento Unificado manteve a proposta inicial de 16% para todos os servidores, tendo em vista que a recomposição dada em 2021 foi de apenas 3%. Por outro lado, o secretário de Economia, João Felipe, apresentou a seguinte proposta: a implantação de duas progressões por mérito para toda a categoria, excelo a Educação e uma progressão por mérito para Educação, sem reposição salarial.

O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, explicou que os servidores não querem gambiarras financeiras, mas o reposição salarial. “Estamos há anos acumulando perdas. O que queremos da gestão não é um favor, estamos lutando para assegurar e receber o que é de direito nosso”.

Na reunião, foi apresentada a proposta de converter os valores dos biênios em percentual de reajuste salarial. O secretário de Economia ressaltou que vai analisar a questão.

Já a secretária de Gestão, Rayanne Tenório, destacou o interesse da administração em manter o diálogo e a boa relação entre os representantes municipais e sindicais. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Educação, Elder Maia, e o adjunto de Economia, Fabrício Fernandes.

Assembleia dos servidores

Para debater os próximos passos na luta pela reposição salarial, o Movimento Unificado convoca os servidores do município de Maceió a comparecerem a assembleia geral, que será realizada na quarta-feira (6), às 9h, na sede do Sinteal, localizada na Rua Comendador Palmeira, no Farol.