Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Nesta quarta-feira, 2 de julho de 2025, a Prefeitura de Rio Largo publicou dois documentos importantes: o “Edital de Retificação e Convocação para Avaliação Psicológica” e a “Retificação do Cronograma Previsto”. Ambos estão disponíveis no site oficial da banca organizadora, Instituto Indec (www.institutoindec.org.br).

Com a nova publicação, foram convocados 300 candidatos da ampla concorrência e 19 da reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD), todos aptos após aprovação no Teste de Aptidão Física (TAF), para a etapa de avaliação psicológica. Essa ampliação da convocação corresponde ao que está previsto no edital de retificação nº 4, que determina que todos os candidatos aptos no TAF devem ser convocados para as próximas fases do certame.

Segundo o mesmo edital, aqueles que forem considerados aptos na etapa da avaliação psicológica devem, então, passar pela investigação social, que tem como objetivo apurar a vida pregressa e atual dos candidatos, incluindo aspectos morais, sociais e funcionais. Posteriormente, os habilitados nessa fase serão convocados para apresentar exames médicos, também eliminatórios. Todas essas etapas são indispensáveis à legalidade do ingresso na carreira.

As avaliações psicológicas ocorrerão entre os dias 8 e 10 de julho de 2025, conforme cronograma por ordem de classificação. Em seguida, o cronograma prevê:

14/07: Resultado preliminar da avaliação psicológica;

21/07: Resultado final da avaliação psicológica;

22/07 a 25/07: Entrega dos documentos para a investigação social;

31/07: Resultado preliminar da investigação social;

05/08: Resultado final da investigação social;

07 a 20/08: Entrega dos exames médicos;

27/08: Resultado final dos exames médicos.

Para informações detalhadas sobre locais, horários e procedimentos das próximas fases, os candidatos devem consultar diretamente o site do Instituto Indec.

Importante destacar que o sindicato não representa os candidatos ao concurso, já que sua base legal de representação se restringe aos guardas municipais em efetivo exercício. No entanto, por compromisso com a categoria, com o respeito à legalidade e à transparência, o Sindguarda-AL tem acompanhado o andamento do certame, inclusive, a pedido de uma comissão de candidatos aptos nas primeiras etapas.

O sindicato tem histórico de atuação firme na defesa da legalidade e da valorização da carreira dos guardas municipais. Anteriormente, denunciou à Justiça irregularidades na Guarda Municipal de Rio Largo, especialmente em relação às contratações temporárias, que desrespeitam a legislação. Conforme estabelece a Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), o ingresso na função de guarda municipal deve ocorrer exclusivamente por concurso público. A legislação exige requisitos como nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, idoneidade moral, aptidão física e mental, além da aprovação nas etapas previstas em edital.

Com objetivo de reforçar a necessidade de regularização da Guarda Municipal, o sindicato solicitou uma audiência com o Tribunal de Justiça de Alagoas.

Sindguarda-AL — Em defesa dos guardas municipais de Alagoas!