Reajuste salarial: Negociações com Prefeitura de Maceió não avançam

O Movimento Unificado dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Maceió realizou, nesta quarta-feira (13), um ato em frente à Secretaria Municipal de Gestão. Os servidores proferiram palavras de ordem e usaram o espaço para ressaltar a proposta de 0% de reajuste apresentada pela prefeitura.

Para o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, o diálogo precisa avançar, tendo em vista que os servidores merecem voltar a ter poder de compra. “Na situação atual, o servidor público está passando por condições financeiras difíceis para obter itens básicos de subsistência. Não podemos aceitar uma proposta de 0%. É um desrespeito com a categoria”.

Os guardas municipais compareceram em número considerável. Eles se reuniram para lutar contra a desvalorização dos servidores. Lembrando que a Guarda Municipal tem um número significativo de servidores e o trabalho desempenhado está de forma positiva acima das expetativas, independentemente de reajuste.

No ato, os servidores interditaram a Rua Pedro Monteiro, no Centro, como forma de protesto. Centenas de servidores mostraram à população o descaso da Prefeitura de Maceió com a categoria. Vale ressaltar que em 2021, a gestão concedeu apenas 3% de recomposição salarial, bem abaixo da inflação.

Ao fim do ato, uma comissão de dirigentes sindicais se reuniu com os secretários de Gestão e Economia, Rayanne Tenório e João Felipe, respectivamente. Eles disseram que irão apresentar uma nova proposta na reunião que será realizada na próxima segunda-feira (18), às 17h, na SEMGE. Apesar da reunião, a agenda de luta está mantida para todos os servidores.