Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Diante da situação de desvalorização enfrentada pelos guardas municipais de São Miguel dos Campos, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) convoca a categoria para uma assembleia no próximo sábado, 26, às 15h, on-line, via Google Meet. A assembleia será conjunta com a Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos (AGMSMC). O link será enviado nos grupos de WhatsApp.

A assembleia ocorre num contexto de insatisfação da categoria com a ausência de investimentos por parte da gestão municipal, tanto em relação à força de trabalho, quanto no que diz respeito à estrutura da corporação.

Atualmente, o salário base inicial dos guardas municipais é de apenas R$ 1.069 – valor inferior ao salário mínimo nacional vigente. Houve recomposição de perdas inflacionárias nos anos de 2018, 2020, 2022 e 2023. Já em 2016, 2017, 2019 e 2021, os agentes sequer tiveram a reposição inflacionária assegurada.

Piso salarial e investimento

Em resposta a esse cenário, o Sindguarda-AL se reuniu na quarta-feira (23) com o prefeito George Clemente, cobrando medidas concretas para a valorização da categoria. Durante o encontro, o sindicato propôs a criação de um piso salarial específico de 2.0, o equivalente a dois salários mínimos. A proposta, no entanto, foi recusada pela gestão, que alegou falta de recursos e incertezas quanto ao orçamento futuro.

Além das reivindicações salariais, o sindicato também levou à gestão municipal as denúncias sobre as precárias condições de trabalho enfrentadas pelos guardas. Entre os problemas relatados estão o uso de coletes vencidos, viaturas sucateadas – abastecidas com óleo pago pelos próprios guardas –, e que não contam sequer com rádio comunicadores. Há mais de oito anos, a Guarda Municipal de São Miguel dos Campos opera com o mesmo orçamento, sem qualquer investimento em estrutura ou equipamentos.

Diante disso, o Sindguarda-AL pretende escutar a categoria, discutir os próximos passos e definir estratégias de mobilização em busca de melhores condições de trabalho e valorização profissional.