Servidores decidem continuar com paralisações e atos por reajuste em Maceió

Por um reajuste digno. Os servidores do município de Maceió decidiram continuar com os atos e paralisações na busca pelo reajuste salarial. A votação aconteceu nesta terça-feira (24), em Assembleia Geral, realizada na sede do Sinteal. Presente no evento, o Sindguarda destacou que a gestão tem a possibilidade de aplicar 6% de recomposição – segundo levantamento técnico solicitado pelo Movimento Sindical Unificado.

Foi aprovado um indicativo de greve e um novo ato, o “Forró do Servidor”, que será realizado no dia 1º de junho, às 9h, em frente ao prédio da Prefeitura de Maceió. O presidente da entidade sindical, Carlos Pisca, destacou a responsabilidade dos servidores em se comprometer com a causa. “O servidor vem perdendo o poder de compra nos últimos anos. Isso precisa mudar e de imediato”.

A gestão ofereceu 4% de reajuste salarial, com pagamento de 2% para julho e 2% para outubro, além do pagamento de uma progressão. A porcentagem representa um avanço, logo que a proposta inicial da administração era de 0% e a gestão chegou a cogitar a realização de mudanças no Plano de Cargos e Carreira da Categoria. Porém, os servidores merecem mais e devem ser valorizados financeiramente – 6% é uma porcentagem justa.

Vale ressaltar que apesar da Prefeitura de Maceió informar que não tem receita suficiente para custear o aumento salarial do servidor, está promovendo uma festa de São João que vai custar alguns milhões aos cofres públicos. Chamada pela gestão de “Maior São João do Litoral”, com atrações de cachês custando muito milhares de reais, a administração investe na política do “pão e circo” enquanto o servidor amarga cumulativas perdas salariais.

PRÓXIMO ATO

O que é: Forró do Servidor