Dia Nacional da Guarda Municipal terá homenagem especial

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Guarda Municipal, instituído pela Lei 12.066 de 2009 e celebrado em 10 de outubro. A programação inicia nesta sexta feira (06) com exposição de veículos e apresentação da Banda de Música de Maceió, no Centro da capital alagoana.

De domingo a quarta feira (8 a 10 de outubro), o Maceió Shopping, em Mangabeiras, recebe uma exposição com as conquistas e medalhas alcançadas pelos guardas atletas em competições locais, nacionais e internacionais. A mostra também vai apresentar as atividades desenvolvidas pelos agentes em postos fixos e nos grupamentos Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Ação e Apoio Operacional (Gaao), Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP), Bike Patrulha, Guarda Faz Escola e apresentações da Banda da Guarda Municipal, reativada esse ano.

Inspirado na semana da criança, um contador de histórias, integrante do Guarda Faz Escola se apresenta às 15h no domingo, dia 8. Logo depois, às 16h, os integrantes do Clube Cândido, que compõem a equipe de judô, mostram seu talento. E, para finalizar o primeiro dia no shopping, a Banda da GM levará um repertório animado aos presentes.

Na segunda feira (09), a programação no shopping conta com a parceria da Secretaria de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos, que vai levar a Banda da Guarda Municipal. Além do grupo Black Dance, que apresenta uma peça de hip hop estrelada por alunos de uma escola da rede pública, assistida pelo Batalhão Escolar da GM daquele Município.

Na terça feira (10), uma cerimônia será realizada na sede da Guarda Municipal, em parceria com a Associação dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Agmeal). Na ocasião, haverá homenagens internas.

Na manhã da sexta feira (13), uma gincana com os GMs e familiares movimenta a sede da Guarda Municipal. Entre as tarefas, brinquedos e alimentos serão arrecadados para doação.

No domingo (15), uma competição de aquathlon  encerra a programação. O ponto de saída e chegada é a base da bike da GM,  na orla de Pajuçara. Realizada em parceria com o Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda) e intitulada de Aquaguarda, essa será a primeira das quatro etapas do Campeonato Alagoano de Aquathlon e seu resultado será homologado pela Federação Alagoana de Triathlon no final do ano. As inscrições estão abertas ao público e podem ser feitas até o dia 11 de outubro, no horário das 8h às 14h, na sede da Guarda Municipal, no Vergel, ou até dia 12, na sede da bike.

A Guarda Municipal de Maceió foi criada pela Lei nº 3.823, de 29 de dezembro de 1988 e implantada por meio da Lei 3.961, de 29 de dezembro de 1989, durante o governo do então prefeito Guilherme Palmeira. Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, é importante celebrar o Dia Nacional da Guarda Municipal. “Vamos mostrar à sociedade o papel fundamental da Guarda Municipal e divulgar suas ações. Por isso, nosso reconhecimento a todos esses homens e mulheres que honram a família azul-marinho com dedicação e coragem”, ressaltou.

Data Horário Local Atividades
06/10(sexta) 15h às 18h Calçadão do Comércio de Maceió – Apresentação da Banda da Guarda Municipal de Maceió– Exposição de viaturas
08 a 10/10(domingo a terça) 10h às 22h Maceió Shopping, em Mangabeiras – Apresentação das Bandas das Guardas Municipais de Maceió e São Miguel dos Campos– Exposição de viaturas

– Exposição de fotos