Fenaguardas luta para que guardas municipais sejam reconhecidos como cargos típicos de estado

Evandro Fucitalo, diretor da Fenaguardas

A Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais (Fenaguardas) quer incluir a função de guarda municipal como cargo típico de estado. Isso porque, a entidade luta contra mudanças na reforma administrativa, que podem prejudicar o servidor público.

Em Brasília, a Fenaguardas se uniu com demais federações sindicais de profissionais da área de Segurança Pública, na sede da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) para propor uma emenda à PEC 32, para incluir os agentes da segurança pública como cargo típico de Estado

Evandro Fucitalo, diretor da Fenaguardas, explicou que há um trabalho conjunto de articulação contra a PEC 32, da Reforma Administrativa, que ele classificou como “nefasta”. Segundo ele, essa Proposta de Emenda à Constituição fará muito mal aos servidores públicos e, principalmente, às Guardas Municipais.

“Juntamente com toda a diretoria, também estamos lutando contra a PEC 186 (Emergencial), que também vai ser aprovada no Congresso e é muito nociva ao servidor público, porque ela dá uma extensão ad aeternum à Lei Complementar 173, que é a lei do congelamento”, explicou Fucitalo.