GM é um dos meios mais eficazes de prevenção ao crime segundo Ministro da Justiça

Durante o 10º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, ressaltou a importância de fortalecer e intensificar as ações sociais voltadas ás Guardas Municipais no sentido de prevenir a violência nos bairros.

Foto: cortesia Q.A.P Total

Segundo Torquato, é fundamental a capacitação das guardas para que, pela sua experiência em melhor conhecer as áreas de riscos, façam parte do Subsistema Nacional de Inteligência de Segurança Pública a nível estadual, juntamente com as polícias civis e militares. O objetivo é que os crimes mais corriqueiros, como o roubo e o furto, que são os que mais incomodam a população no dia a dia, sejam cobrados dos prefeitos e vereadores, já os crimes transnacionais – como o tráfico internacional de drogas, armas e pessoas, os delitos de colarinho branco, crimes cibernéticos e o terrorismo, fiquem por conta do Ministério da Justiça e do governo federal.

O Ministro afirmou ainda que a segurança é parte de um bem comum e defendeu a aplicação da segurança cidadã no combate ao crime, a exemplo da educação, saúde, cultura e policiamento. “a repressão serve para as emergências, contudo, deve-se numa estabilidade posterior, fazer a transição e promover a cidadania”, disse Torquato.

Para o Presidente do Sindguarda-AL, Carlos Pisca,  há um reconhecimento por parte do Ministério da Justiça, onde as Guardas Municipais são o ponto de equilíbrio no combate á criminalidade para conter a escalada da violência urbana, não tendo os Prefeitos como fugir dos investimentos voltados á categoria.

Ascom Sindguarda/AL

Com Q.A.P Total