GMM concluem 1º curso de libras para agentes de segurança pública

Por meio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os guardas municipais de Maceió concluíram nesta sexta-feira (6), o primeiro curso de libras, destinado a agentes de segurança pública.

Fotos: cortesia GMM.

O curso realizado no bloco de Letras Libras da Ufal teve com principal objetivo proporcionar aos Guardas Municipais, Policiais Civis e Militares, Bombeiros e Agentes de Trânsito, um processo de ensino aprendizagem de libras, onde estes profissionais possam estabelecer uma melhor comunicação com a comunidade surda de Alagoas. O curso visa ainda estimular um posicionamento ético e humanizado, onde os operadores de segurança possam prestar um serviço inclusivo e digno a esses cidadãos especiais.

Coordenado pelo professor, Fábio Rodrigues, o curso teve como instrutores Maiara Silva, Carlos Alberto Matias e Raimundo Nonato Maia Júnior, o qual também é guarda municipal, possui graduação em letras-libras pela UFAL e atualmente atua como instrutor do curso de libras no Centro Cultural da Reitoria e instrutor credenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Segundo o instrutor Maia Júnior, a capacitação dos agentes de segurança pública é um fator primordial e muito importante para que haja, por parte dos profissionais, melhor desempenho em suas atividades, facilitando e aproximando esses agentes da comunidade surda em libras em situações rotineiras de ações policiais e/ou emergências.

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) parabeniza a todos os envolvidos pela realização deste importante curso para a categoria e espera que muitos outros possam ser concretizados, pois além dos guardas municipais, toda população se beneficia com este tipo de capacitação.

Ascom Sindguarda-AL

Com informações do GM Ferreira*