Guarda Faz Escola leva ações de cidadania para estudantes

O Projeto Guarda Faz Escola (GFE) é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), por meio da Guarda Municipal, e outros órgãos municipais, que proporcionam um dia diferente nas escolas públicas municipais. O projeto também conta com a apresentação da Banda da Guarda Municipal, que leva música, história, brincadeiras e muita diversão para as crianças. O objetivo é fazer com que as crianças consigam entender e refletir sobre temas como cidadania, direitos humanos e saúde, de forma lúdica por meio de atividades e apresentações culturais.

Foto: reprodução/Ascom Semscs.

Esta semana, mais uma edição do projeto foi realizada na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, situada no Conjunto Rosane Collor, bairro do Clima Bom. A ação levou aprendizagem e diversão para crianças com idades entre seis e dez anos. Além da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a ação teve a participação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e Ministério da Saúde. À tarde, os alunos e pais participaram de palestra sobre o papel da família na formação dos filhos, ministrada pelo juiz Alonso Filho, do Ministério Público do Trabalho em Alagoas.

“Foi um dia diferente. Para os alunos é um incentivo de auto-estima, de alegria. Você vê o quanto eles ficam felizes. Estamos de portas abertas para receber a equipe novamente”, exaltou Quitéria Cavalcante, diretora da escola.

O coordenador do Grupamento Escolar da GMM, inspetor Manoel Costa, fala sobre a expectativa do projeto. “O objetivo dessa ação é realmente atender escolas, localizadas nas periferias de Maceió, e com que crianças carentes de oportunidades. Aqui elas têm a oportunidade de ver um teatro de boneco, uma banda de música, de receber orientações básicas. É um momento para dar uma pausa naquela aula tradicional das matérias e ter essa transversalidade. Nossa expectativa é conseguir atender a todas as escolas municipais de Maceió e conseguir voltar em cada uma”, disse.

Cecília Tenório, técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação explica sobre a parceria entre os órgãos. “Nós já temos essa parceria com a Guarda Municipal oficialmente há quatro anos. Nosso objetivo principal é agregar os serviços desses órgãos participantes e a escola, com ações de cidadania. Esse é o nosso principal foco, trabalhar a questão da cidadania com os nossos alunos”, ponderou.

O GM Márcio Clevis, que participa do projeto desde o início, explica sobre a presença nas escolas. “Há dez anos realizamos esse projeto dentro da rede municipal, nós trabalhamos o tema cidadania, e a questão da prevenção da violência. Escolhemos escolas em áreas de vulnerabilidade social e levamos essa informação onde seja mais difícil dela chegar”, afirmou.

As crianças também falaram sobre a experiência da ação. “Eu achei que foi um dia incrível, as músicas, as historinhas. Quero muito que eles venham de novo”, disse Mariana Silva, de 9 anos. Já Maria Tauany, também 9 anos de idade, conta sobre sua parte preferida. “Eu adorei a parte das músicas e das brincadeiras. Quero que eles venham toda a semana”, disse.

Fonte: Ascom Semscs