Guarda Municipal irá atuar enquanto cruzeiros estiverem atracados em Maceió

A temporada 2017/2018 de cruzeiros em Maceió está movimentada e no último sábado (9), foi a vez do navio Costa Favolosa atracar no Porto de Maceió, trazendo 2.373 turistas e 1.030 tripulantes.

A recepção aos turistas ficou por conta do grupo de capoeira Essência e de um trio de forró, além da estrutura montada para apresentar e comercializar artesanato alagoano. Também foi  montada uma base na Pajuçara para os turistas que optaram por conhecer a orla.

Durante a chegada e permanência do navio em Maceió, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou atendimento aos turistas e distribuiu mapas com informações sobre os principais atrativos turísticos da capital alagoana, como o guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL) e o mapa de bolso de Alagoas.

Na temporada 2017/2018 de cruzeiros em Maceió, a maioria dos passageiros que desembarcaram no Porto nos quatro navios que chegaram nesse período são brasileiros. No ranking de nacionalidade dos passageiros, entre as cinco mais estão também a alemã, em segundo lugar a italiana, em terceiro a francesa e na sequência, a suíça.

Segundo o secretário do Turismo, Jair Galvão, a vinda de turistas da Europa para Maceió é importante, pois divulga o destino no continente. “A maioria dos nossos turistas vem da América Latina, principalmente da Argentina, que é responsável por trazer visitantes para a capital alagoana, mas a vinda de turista europeus é extremamente benéfica para a cidade, pois vendo toda nossa infraestrutura, gastronomia de excelência e a vasta rede hoteleira, o turista termina saindo daqui com o intuito de voltar e passar férias por um período maior”, afirma o secretário.

Em 2018, mais quatro navios vão chegar no Porto de Maceió: o V.Ships Leisure Albatros, no dia 23 de janeiro de 2018, com mil passageiros e 450 tripulantes e o Fred Olsen Balmoral, no dia 6 de fevereiro, com 1,4 mil passageiros e 500 tripulantes. O Costa Favolosa atraca em Maceió novamente no dia 16 março, com 3,8 mil passageiros e 1,1 tripulantes e o Costa Fascinosa também volta a atracar aqui no dia 17 de março, com 3,8 mil passageiros e 1,1 tripulantes.

Com uma ação conjunta entre secretarias, a  SMTT  irá atuar todos os dias em que os cruzeiros estiverem atracados, facilitando o fluxo do trânsito. A temporada de cruzeiros também conta com o apoio da Transamerica Turismo, da Luck Receptivo – realiza os transfers e os passeios dos turistas -, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfretur), da Administração do Porto de Maceió, Procon Maceió, Oplit, BPTran, Comando do Policiamento de Capital (PMAL), da Guarda Municipal e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Fonte: Ascom Semtur