Guardas municipais de Maceió realizam aquartelamento

Os guardas municipais de Maceió realizaram durante todo o dia de hoje (4), um aquartelamento na sede da guarda, como forma de protesto contra o reajuste salarial de 0% dado pela Prefeitura de Maceió. Há meses os servidores vêm participando de reuniões e tentando um acordo com a atual gestão para um melhor percentual, mas não obtiveram resultados.

O aquartelamento foi o meio encontrado pela categoria para demonstrar sua insatisfação diante das propostas ofertadas pelo prefeito Rui Palmeira, já que os mesmos não podem aderir à greve por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Além do reajuste salarial, os guardas municipais também reivindicam melhores condições de trabalho, realização de concurso público, onde o último foi realizado há dezessete anos, e contra as reformas trabalhistas e previdenciárias. O Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, agradeceu o apoio do Secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Coronel Ivon Berto, em sempre receber de portas abertas as solicitações da categoria, mas lamentou a falta de credibilidade da gestão com os guardas. “A guarda municipal de Maceió hoje está falida, onde a mesma se encontra com coletes balísticos vencidos, precisando de uma reposição por parte da gestão; a estrutura do quartel necessita urgente de uma reforma; não temos alojamentos, precisamos de novos fardamentos; as viaturas estão sucateadas; pistolas taser sem carregador e algemas antigas. Além do porte de arma que já está previsto na Lei, mas não há interesse da gestão em qualificar o guarda para o mesmo. Então, precisamos que a gestão invista na guarda municipal, pois dessa forma não temos condições de dar segurança á população e aos patrimônios públicos municipais”, lembrou Pisca.

O prefeito Rui Palmeira pediu no final do ano passado, um prazo de 4 meses pra discutir o reajuste salarial, mas até o presente momento não tentou acordo com os movimentos sindicais e apresentou 0% de reajuste ao servidor. Porém, segundo Carlos Pisca, em estudos feitos em cima dos números, a gestão tem sim condições de dar no mínimo o IPCA, que é o índice de inflação. Por estes motivos, o Sindguarda garante que ira continuar participando de atos na porta da prefeitura e da secretaria de administração, além de realizar piquetes na guarda municipal para não deixar nenhuma viatura sair pra o serviço operacional enquanto na se resolver.esta situação.

Ascom Sindguarda-AL