A Guarda Municipal de Maceió iniciou hoje, 14 de agosto, uma nova fase, a partir da entrega das pistolas berettas 9mm aos agentes que estão capacitados para o porte de arma.
O Sindguarda-AL, representado pelo presidente Carlos Pisca, esteve na entrega dos equipamentos ao lado do secretário de Segurança Cidadã do município, Eduardo Luiz Marinho, da secretária adjunta Talita, do comandante Jamerson e da inspetora Luísa.
De acordo com o secretário, foi preciso passar por vários processos para que isso acontecesse da melhor forma. Nesta perspectiva, ele lembrou aos guardas a importância da responsabilidade com o uso do novo equipamento, que é público e rastreado.
Eduardo Marinho destacou que as berettas e as munições de altíssimo nível estão entre os vários investimentos que a prefeitura tem feito na Guarda Municipal. Trata-se de equipamento moderno que marca a transição do analógico para o tecnológico na instituição. Essa mudança visa trazer mais segurança para a população maceioense, para os próprios servidores e para os bens públicos. “Quem está na rua já sabe que a guarda municipal está armada – o que já passa uma maior confiança”, disse.
Carlos Pisca, presidente do sindicato da categoria, agradeceu a gestão pelo empenho que vem tendo para melhorar a qualificação dos profissionais. “Aos poucos a nossa guarda está tomando outro rumo, se qualificando, se armando, para ter condições de dar segurança para toda a população”, comentou. E concluiu: “Nós estamos aqui no dia a dia nos reunindo e vendo sempre a boa intenção do secretário e sua equipe”.
A partir da próxima semana será iniciada a capacitação de 242 guardas para aumentar o efetivo preparado para usar o armamento caso seja necessário.