Guardas participam de reordenamento no Centro de Maceió

Guardas municipais participaram na segunda-feira (16) da operação de reordenamento do Centro de Maceió. A ação é comandada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). De acordo com a Prefeitura, a intensificação da operação é para garantir a mobilidade no Centro.

A Administração informou que as ações tiveram início às 5h da manhã, quando equipes de fiscais e de guardas municipais se posicionaram em pontos estratégicos para orientar ambulantes que se dirigiam às ruas centrais. Eles já haviam sido notificados que não poderiam mais negociar seus produtos de maneira irregular nas vias centrais.

Os guardas participaram da ação, mas mais uma vez estiveram em dificuldade, porque não possuem os equipamentos adequados para este tipo de atividade. Os profissionais não têm pistola de choque, fardamento adequado e os coletes estão perto de vencer. O secretário Ivon Berto disse, em reunião com o Sindguarda, que os materiais iriam ser providenciados, mas os guardas continuam indo para as ruas sem condições de trabalho.

Para o secretário-geral do Sindguarda, Nilton Silva, apesar dos problemas os guardas desempenharam bem o papel deles. “Mesmo com falta de condições para os guarda municipais executarem a operação, eles  atenderam ao chamado do Inspetor Geral da GM”, afirmou.

A ação da Prefeitura no Centro faz parte do Plano de Ordenamento dos Espaços de Uso Coletivo da Cidade de Maceió.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda