Novo secretário de Ordem Pública quer armar Guarda Municipal do Rio

Recém-nomeado pelo prefeito Marcelo Crivella secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca quer armar a Guarda Municipal do Rio. Ele prevê a votação de um projeto de lei na Câmara, em novembro deste ano, que detalhará de que forma a medida será implementada.

Foto: O globo.

– Quando fui secretário estadual de Governo, levamos o Segurança Presente (que reforça o patrulhamento com policiais militares) para a Tijuca. Houve uma comprovação técnica de que a segurança aumentou, e o número de roubos e furtos caiu. Isso não teria ocorrido se o poder público não se tivesse feito presente de forma armada – disse Gutemberg.

Indagado sobre a diferença de reforçar o patrulhamento com policiais militares, acostumados a manusear armas, e armar a Guarda Municipal, Gutemberg respondeu:

– Não é chegar dando armas para todos os guardas municipais. É necessário, primeiro, capacitar esses agentes. Essa medida será implementada com cautela e, inclusive, só após um debate amplo com a sociedade – sustentou.

Já a chefe-geral da Guarda Municipal, a inspetora Tatiana Mendes, fala em realizar convênios para que os agentes sejam capacitados a usar armas de fogo.

– Algumas forças já se ofereceram para nos ajudar, como a Polícia Civil. Também temos outras boas possibilidades, como a Polícia Militar, a Polícia Federal e as Forças Armadas. Não se trata só de capacitar para o manuseio da arma, mas de dar conhecimento jurídico e auxílio psicológico aos agentes – disse ela.

No plenário, o tema gerou discussão acalorada entre os deputados Major Elitusalem (PSC) e Tarcísio Motta (PSOL). Elitusalem argumentou que o PSOL é contra o armamento da Guarda Municipal, mas que o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) não abre mão de andar com escolta armada. Tarcísio rebateu de forma enérgica, dizendo que a declaração era “absurda”, uma vez que Freixo presidiu a CPI das Mílicias e que investigações da Polícia Civil apontam planos para tentar matá-lo.
Fonte: O Globo