Ordenamento da Feira do Jacintinho é realizado com o apoio da Guarda Municipal

Nesta segunda feira (9), a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semscs) concluiu o ordenamento da Rua Cleto Campelo, local de funcionamento da Feirinha do Jacintinho e uma das principais vias de ligação entre a parte alta e a parte baixa da capital. Os cerca de 50 feirantes foram realocados para espaços nas vias vicinais, as Ruas São Domingos, São Jorge e Santa Ana, nas proximidades da via principal. Foram disponibilizados, ainda, 25 boxes do mercado público do bairro.

Foto: divulgação Semscs

A operação foi realizada em etapas e teve início em novembro, quando a Secretaria reuniu uma comissão, escolhida pelos próprios feirantes, para apresentar o plano de ordenamento, além de ouvir as necessidades e sugestões da comunidade. Os técnicos e o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, orientaram, também, sobre os problemas causados pelo comércio realizado irregularmente e fora do espaço adequado,  como obstrução das ruas, falta de segurança e de higiene para feirantes, clientes e pedestres.

Desde então, foram realizadas diversas reuniões públicas com feirantes e suas comissões de representantes, para discussão sobre a forma e os locais de remanejamento.

Durante as visitas técnicas, a Secretaria efetivou o cadastro dos feirantes e iniciou o ordenamento de outras situações de irregularidade, a exemplo do trabalho de conscientização dos lojistas, para que recolhessem seus produtos para o interior de seus respectivos estabelecimentos e não mais os deixassem expostos nas calçadas. Além disso, foram retirados os produtos piratas que eram vendidos próximo a uma creche localizada na Rua São José.

De acordo com o diretor de Convívio Social da Semscs, coronel Adilson Bispo, nem todos os espaços disponibilizados no mercado público foram ocupados. Ele destacou que, para o ordenamento, os feirantes foram organizados em três setores: pescados; frutas e verduras, e raízes. “Diante da complexidade dessa avenida, conseguimos concluir o que é de responsabilidade da Secretaria. É importante destacar a compreensão dos feirantes, que souberam escutar e também contribuíram com suas opiniões. Foi um processo que rendeu um resultado positivo”, afirmou.

Aprovação

Ao perceberem a ação das equipes nesta segunda-feira, moradores aprovaram a ação.

“Esta desobstrução do trânsito é importante, porque o movimento aqui é intenso”, afirmou João Raimundo.

Rosivania da Rocha é feirante há 30 anos e comercializa verduras na região. “Muito interessante essa organização, principalmente por causa do trânsito. Assim fica melhor para todo mundo”, disse.

Fiscalização

O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, ressaltou que o ordenamento foi realizado de forma pacífica e consiste em mais uma meta atingida pela Secretaria. “Há décadas essa rua foi ocupada irregularmente por ambulantes e feirantes. Entendemos a necessidade deles de garantirem a subsistência deles e de suas famílias. Desde o mês de novembro realizamos um trabalho de conscientização e, a partir de hoje, faremos uma ação de fiscalização de forma contínua”, garantiu.

O secretário informou, ainda, que a fiscalização constatou algumas construções irregulares de barracas em área pública, próximas ao muro da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção. Os proprietários foram notificados para tomar providências, sob pena de demolição, conforme determina o Código de Posturas de Maceió.

Ivon Berto lembrou que os feirantes foram realocados para ruas próximas à Rua Cleto Campelo. “A via ficou desobstruída para o acesso de pedestres nas calçadas e veículos na via pública. Foi um excelente trabalho do Convívio Social com o apoio da Guarda Municipal. Essa operação é integrada com outros órgãos municipais e todos estamos com o objetivo de facilitar o acesso tanto do pedestre como do motorista”, concluiu .

As ações foram realizadas pela Semscs de forma integrada com a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Infra Estrutura (Seminfra), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Vigilância Sanitária. A operação contou também com o apoio das Secretarias Municipais de Governo (SMG) e de Comunicação (Secom).

Fonte: Ascom Semscs

Compartilhar

Publicar comentário