Prefeitura de Aracaju regularizará promoções e progressões de guardas municipais

Em pronunciamento no Comando Geral da Guarda Municipal de Aracaju, na manhã desta segunda-feira, 19, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que regularizará as promoções e progressões dos guardas municipais no mês de março. O retroativo, avaliado em mais de 700 mil reais, será pago em duas parcelas, nos meses de março e abril.

“Em janeiro, os guardas que foram promovidos da terceira para a segunda classe já receberam o salário atualizado, porém, ainda faltava o retroativo de cinco meses.  Além destes, outros também aguardavam as progressões. A partir de março, as promoções e progressões serão feitas automaticamente. O retroativo será pago em duas parcelas, no mês de março e no mês de abril. Com isso, iremos regularizar essa pendência que tínhamos com a GMA e garantimos assim seus direitos”, anunciou.

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, a Guarda está sendo prioridade para a Secretaria. “Esse era um pleito antigo, que eu e o diretor geral, subinspetor Fernando Mendonça, vínhamos buscando há algum tempo. O prefeito se reuniu com o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, estudou a situação e foi feliz nesta decisão. Não será mais preciso esperar, agora, as promoções serão automáticas.  Além disso, o pagamento do auxílio-alimentação está em dia”, destaca.

Para o presidente do sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Eder Rodrigues, é uma vitória para a categoria. “Para nós, é um avanço. O pagamento do retroativo das promoções e progressões, assim como a regularização, é uma de nossas cobranças mais enfatizadas em nossas reivindicações”, relata.

Saldo positivo do trabalho da GMA

O prefeito ainda elogiou a corporação pelo ótimo trabalho realizado, como a atuação nos eventos carnavalescos deste mês. “A Guarda Municipal tem um papel importantíssimo para a sociedade aracajuana, ao garantir a segurança nos espaços públicos. Neste ano, a Guarda está sendo nota dez. Está fazendo um grande trabalho reduzindo a violência nos terminais e nas escolas, assegurando a tranquilidade dos aracajuanos. Ouvi muitos elogios sobre a atuação da GMA no carnaval. Nenhuma ocorrência grave foi registrada”, salientou.

De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, a Operação Terminal Seguro, que completou um ano de implementação, também merece destaque. “Neste mês, completamos um ano da Operação Terminal Seguro, que tem garantido a segurança nos seis terminais de integração da capital. Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), as ocorrências do ano de 2017, em comparação a 2016, foram reduzidas em 37,15%. Isso demonstra que o trabalho planejado, o conhecimento técnico e a análise das estatísticas otimizam nossa atuação e garante bons resultados”, observou.

Fonte: Agência Aracaju Notícias