Projeto Guarda Faz Escola completa 10 anos

Na manhã dessa quinta-feira (21) foi realizada, na Escola Municipal Selma Bandeira, bairro do Benedito Bentes, uma solenidade em comemoração aos dez anos do projeto Guarda Faz Escola (GFE). A escola escolhida para realizar a comemoração foi a mesma que recebeu o projeto pela primeira vez há dez anos. A programação contou com apresentação da Banda da Guarda Municipal, apresentação dos alunos da escola e homenagens a personalidades com influência no projeto.

Foto: reprodução/AscomSemscs.

O coordenador de Patrulhamento Escolar, inspetor Francisco Luiz Lamenha Braga, fala sobre o funcionamento do projeto. “A atuação acontece de forma integrada com várias outras secretarias do município. Em parceria, atuamos na forma de prevenção através da educação. Nesses dez anos a Guarda Municipal através desse projeto esteve presente em dezenas escolas diferentes, além de contribuição com palestras em eventos educativos”, afirma.

Para a diretora da Escola Selma Bandeira, professora Josilda Lima, o projeto contribui para a formação dos alunos. “É visível o quanto as crianças se emocionam com esse projeto. Quero agradecer e dizer que é um prazer imenso recebê-los aqui e que a gente possa continuar a construir uma consciência política nas nossas crianças. Vocês viram a apresentação das nossas crianças, a maioria já está lendo e isso é um orgulho imenso para nós que fazemos nosso trabalho com tanto amor e dedicação”, ressalta a diretora.

Para a secretária de Governo do Município, Monica Suruagy, que já esteve à frente da secretaria, o sucesso do projeto se dá pela parceria entre as secretarias. “É uma satisfação ver o quanto esse projeto evoluiu. Lembrei de uma citação americana que diz que ‘Um sonho sonhado sozinho é um sonho, sonhado em conjunto vira realidade’, e foi isso que aconteceu. Esse foi o sonho de pessoas que se uniram e hoje temos tudo isso. Ter ajudado no início desse projeto foi importante na minha vida. E que venham muitos e muitos anos para que possamos comemorar, evoluir e ampliar e o GFE, para que possa dar muitos frutos”, afirma.

Cecília Tenório, técnica pedagógica da Semed e uma das organizadoras do GFE junto à Semed ressalta que nos últimos cinco anos do Projeto foram atendidas 76 escolas e aproximadamente 19.500 alunos. Ela explica que o ingresso da Semed ao Projeto o objetivo era alinhar e dar um formato mais pedagógico ao programa. “Enquanto técnica, nossa atuação depende muito dos gestores e há cinco anos conseguimos firmar essa parceria. Lidamos diretamente com a rotina das escolas, ampliamos a linha de atuação e isso nos trouxe um ganho muito grande. Quero fazer um agradecimento a todas as escolas que nos acolheram durante esses anos em que pudemos trabalhar a cidadania, valores, direitos humanos, saúde, educação e tudo que faz parte do planejamento da escola. Em nome da Secretaria de Educação, a palavra de hoje é gratidão’ pondera.

O secretário adjunto da Semscs, secretaria gestora do projeto, Dogival Ferreira, explica que o GFE busca solucionar os problemas e contribuir para a melhoria da educação nas comunidades. “Esse projeto tem desempenhado um papel muito importante na formação das crianças. Durante esses dez anos nossos GMs foram verdadeiros heróis, tendo uma dinâmica de trabalho excepcional. O planejamento tem várias fases, eles vão até as escolas antecipadamente, entendem as dificuldades de cada ambiente escolar e em cima disso trabalham os conteúdos, dessa forma têm conseguido excelentes resultados. Não só os guardas, mas também as outras secretarias e as escolas merecem o reconhecimento“, conclui.

O projeto
O Projeto A Guarda Faz Escola foi lançado em 2010, como resultado de convênio firmado entre o Município e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, como uma ação do Plano Maceió Segura, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Sendic), hoje Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Deu tão certo que atualmente conta com a parceria de outras secretarias e órgãos que, juntos, levam às crianças da educação infantil e do ensino fundamental de escolas públicas municipais uma série de atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais.

Além da Semscs, os órgãos que integram a iniciativa são: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Economia (Semec), e Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom Semscs