Projeto Guarda Faz Escola leva conhecimento para estudantes

Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Zaneli Caldas, no bairro do Poço, tiveram um dia de aula diferente nesta quarta-feira (22). O Projeto Guarda Faz Escola, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), foi até a unidade de ensino e abordou temas como educação financeira e combate ao bullying utilizando música e esporte.

O projeto leva valores como educação, cidadania e cultura de paz às escolas de Maceió, em ações realizadas mensalmente.

“Há uma década nós começamos o Guarda faz Escola apenas com uma van que era nossa biblioteca móvel. Vendo os resultados, há cinco anos o projeto cresceu com a parceria com a Semed e surgiu a ideia de chamarmos outras secretarias para contribuir. Hoje já contamos com a parceria de 10 secretarias que fazem, a cada edição do projeto, oficinas com as crianças nas salas falando sobre assuntos como bullying, educação financeira e educação no trânsito” explicou o guarda municipal, Márcio Macedo.

Segundo a professora Andréa Braga, que dá aulas para a turma do 1º ano, a ação leva oportunidades únicas aos alunos. “As crianças memorizam essas experiências e não esquecem nunca, a gente sente no olhar. Além disso trazer essas atividades com a música, com as oficinas, auxilia nosso trabalho dentro da sala de aula, no dia a dia. É um projeto de parceria que complementa o ensino”, contou.

Fotos: divulgação/AscomSemed

Já a coordenadora pedagógica do turno da manhã, Gláucia Freire, explicou que os temas levados pelo Guarda Faz Escola são trabalhados no currículo e despertam a curiosidade dos alunos. “São abordados temas transversais, ou seja, temas de valores sociais que devem estar presentes em livros educativos utilizados pelos professores para tratar de cidadania, ética e pluralidade, por exemplo”, disse.

Nesta edição do Guarda Faz Escola, aconteceu uma oficina de desenho sobre o livro Menina bonita do laço de fita,  com os alunos do 3º ano. A história de amizade entre um coelho branco e uma menina negra levou para a sala de aula a identificação das crianças com a personagem. A atividade foi feita pelo Núcleo de Estudos sobre a Diversidade Étnico Racial (Neder), que existe desde 2005 e vai às escolas falar sobre a cultura afro-indígena no cotidiano dos alunos.

“Apesar de existir desde 2005, o Neder só iniciou a parceria com o projeto ano passado. Mas as crianças gostaram muito e se identificaram também”, comemorou Verônica Aguiar, uma das responsáveis pelo Núcleo.

Além disso, os alunos tiveram oficinas de judô e educação financeira em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Economia (Semec). A Banda da Guarda Municipal fez uma apresentação musical.

Fonte: Ascom Semed