Projeto Guarderia Acessível é apresentado

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou, nesta terça-feira (26), a apresentação do Projeto Guarderia Acessível, área localizada na Pajuçara, próxima ao Porto de Maceió, destinada à prática de esportes náuticos e projetos de acessibilidade e inclusão.

O evento – que contou com a presença do secretários do Turismo, Jair Galvão, e de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto – aconteceu na universidade Uninassau, no Farol, instituição que firmou parceria no projeto com a assinatura de um acordo de cooperação técnica para fomentar projetos educacionais e sociais a partir da implementação do complexo Guarderia Acessível.

Hugo Silva, representando a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), João de Barros, representando a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), a vereadora Tereza Nelma, o representante da Associação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, João Ferreira, e Aline Fernandes, da Associação de Windsurf de Alagoas, também participaram do evento.

O Guarderia Acessível ainda foi apresentado aos alunos de Nutrição, Fisioterapia e Serviço Social da universidade, que vão participar da próxima edição do Praia Acessível, no dia 30 de setembro, assim como futuramente em outras ações dentro do projeto Guarderia Acessível, que está previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2018.

Representantes de instituições que atendem deficientes físicos também assistiram à apresentação: Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), Aderbal, Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maceió (Apae), Centro de Educação Especial Wandette de Castro e do Centro de Desenvolvimento Fam-Down.

No evento, foi assinado um termo de compromisso com a Semelj, que irá ceder ao projeto Guarderia Acessível a utilização do quiosque onde hoje funciona o projeto Praia Acessível, que ganhará novo espaço adaptado no local. Outra ação firmada foi o acordo de cooperação técnica entre a Semtur e a Uninassau para fomentar projetos educacionais e sociais a partir da implementação do projeto.

“Nós, que trabalhamos com a formação de novos profissionais, temos sim a obrigação social de incutir neles a importância da inclusão social e da cidadania. O projeto da Guarderia Acessível entra em total alinhamento com a visão da nossa instituição. Já estávamos buscando parceiros para realizar uma ação como essa e foi de muita importância o interesse da Prefeitura em nos procurar para esta ação”, afirma o vice-reitor da Uninassau, Marcus Gava, que também estava presente no evento.

Após a apresentação do projeto, ainda houve um momento para debater as intervenções e alterações que serão implementadas no Guarderia Acessível com a participação das sete entidades citadas que atendem deficientes físicos, esportistas náuticos, técnicos das secretarias e alunos e professores da Uninassau.

“A Prefeitura de Maceió tem buscado cada vez mais ampliar e diversificar a oferta turística da cidade. O Guarderia Acessível, pela parceria com a Semelj, é um projeto altamente inclusivo e que irá atender todas as necessidades das pessoas com deficiência física. Teremos cadeiras anfíbias, pranchas de stand up paddle adptadas e uma outra série de equipamentos que atenderão tanto o público com necessidades especiais da cidade como os turistas”, pontua o secretário Jair Galvão. “A ideia é que tenhamos um espaço extremamente estruturado e organizado, que será feito com a utilização de recursos do Governo Federal, por meio de repasses do Ministério do Turismo”, completa.

O que será o complexo Guarderia Acessível?

O Guarderia Acessível vai ocupar uma área localizada na Pajuçara, próxima ao Porto de Maceió, que será destinada à prática de esportes náuticos e projetos de acessibilidade e inclusão. O projeto viabilizará estrutura para guarda e manutenção de equipamentos náuticos, bem como ampliação e suporte do projeto Praia Acessível.

Por: Ascom Semtur