Segundo dia de reabertura do Comércio segue com fiscalização

No segundo dia de implantação da Fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, quando o risco é classificado como moderado alto e permite a retomada de parte das atividades, o Comércio registrou movimento moderado. A fiscalização esteve presente nas barreiras sanitárias instaladas nos 12 pontos de entrada para o Calçadão e percorreu as ruas e lojas autorizadas reforçando as orientações quanto às medidas para evitar que as pessoas sejam infectadas pela Covid-19.

As lojas têm buscado se adequar às regras e só podem funcionar com capacidade reduzida de clientes, disponibilização de material para higiene das mãos de funcionários e clientes, que devem fazer o uso correto da máscara. O horário de atendimento também está diferente: das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13, aos sábados.

A fiscalização do comércio é realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal. E as ações contam a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

O coordenador de Licenciamento de Obras Especiais da Semscs, Sebastião Paixão dos Santos, esteve à frente da ação no Centro e pede cautela à população.  “Hoje, vimos algumas pessoas na rua sem máscara, ou com a máscara no queixo ou no bolso, mas após conversa, passaram a usar. Essa reabertura é positiva, mas não se deve esquecer que a pandemia ainda não acabou. As regras são rígidas, mas é para a saúde de todos e o distanciamento social é necessário para evitar a contaminação pelo coronavírus”, alerta.

Orla

Na orla marítima, também está permitido o retorno de parte das atividades e, até o fim da tarde deste sábado (04), nenhuma intercorrência foi registrada. O calçadão e a ciclovia estão abertos para a prática individual de atividade física. Além disso, estão permitidos o acesso à praia e banho de mar, corrida, caminhada e ciclismo, respeitando a distância no mesmo fluxo e no fluxo contrário. É obrigatório o uso correto de máscaras, inclusive antes e depois do banho de mar.

Não pode haver aglomeração, seja na orla, calçadão ou faixa de areia. Permanecem proibidos o uso de equipamentos e mobiliários de uso coletivo; uso de mesas; cadeiras; bancos; caixas térmicas e guarda-sóis; e o consumo de bebidas alcoólicas; e comércio de qualquer ordem. Também continua suspenso o comércio ambulante e dos demais prestadores de serviços e permissionários da orla, com exceção das atividades contempladas no decreto estadual (bancas de revistas, balanças de peixe, mercado do peixe Jaraguá).

Ascom Semscs