Servidores pressionam vereadores de Maceió para derrubar projetos de lei

Servidores municipais de Maceió ocuparam a Câmara de Vereadores, na tarde desta quinta-feira (4), reivindicando que o Poder Executivo desista de dois projetos de lei enviados pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB) e que alteram o Plano de Cargos e Carreiras e o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais da capital. Eles cobram também que haja um canal de diálogo.  Os textos dos projetos foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira e, desde então, provocam críticas.

Foto: G1/AL

Além de ocuparem a entrada do Poder Legislativo, cobrando que os vereadores se posicionem acerca dos projetos, os servidores realizaram um protesto, fechando um trecho da Rua Sá e Albuquerque, no bairro de Jaraguá. Com um carro de som e palavras de ordem, líderes sindicais fazem discursos inflamados contra os textos dos projetos enviados à Casa de Mário Guimarães pela prefeitura. Equipes da Guarda municipal e Polícia Militar foram acionadas e reforçam a segurança.

Segundo o representante do Sindicato dos Agentes de Saúde (SINDAS), Cristiano Márcio, o envio dos projetos sinaliza que o prefeito não quer ter diálogo com os servidores e que deseja utilizar, segundo o sindicalista, a influência que tem com os vereadores para aprovar a matéria no parlamento o quanto antes. O sindicalista cobra uma maior interlocução antes da análise dos projetos.

“Não sairemos daqui até os parlamentares recuarem, porque não houve diálogo e continua não havendo. O que estão tentando fazer é enfiar goela abaixo esse projeto de lei contra o trabalhador e convencer a sociedade de que ele é bom, mas ele [projeto] vai acabar com o plano de cargos e carreiras e insalubridade dos servidores, que são tão importante para nós. Essa é uma conquista histórica. Não invadimos nada, ocupamos uma Casa que já é do povo”, expôs Cristiano Márcio, do SINDAS.

“Cheguem junto pessoal. Chamem seus companheiros, não vamos deixar esse projeto ser aprovado. Não podemos esmorecer diante destas dificuldades. Caso sejam aprovados, teremos que pagar um preço muito alto e por muito tempo. Eu me aposento ano que vem e não é justo eu sair perdendo após tantos anos. Por que eles não tiram dinheiro dos altos salários e privilégios deles”, questionou Lurdes Cicera, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal).

Com a manifestação, o trânsito na região ficou congestionado e equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foram acionadas. Em nota, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) informou que o projeto de lei encaminhado à Câmara não suprime nenhum direito do servidor, ao contrário, corrige distorções, como é o caso de cerca de 2 mil servidores da Saúde que, com a correção, terão aumento no adicional de insalubridade.

“A Semge recebeu representantes de sindicatos na manhã desta quinta-feira (04) e está aberta ao diálogo com o servidor. O órgão ressalta que o projeto busca ordenar e otimizar o serviço público municipal, adequando a legislação municipal que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários à atual realidade financeira, contábil e orçamentária do Município e a renovação da legislação, em conformidade com as demais legislações estaduais e federal”, destacou a nota da pasta.

Fonte: Gazeta web