SINDGUARDA – AL apoia projeto GUARDA FAZ ESCOLA

Se você acha que é só na segurança que a Guarda Municipal de Maceió, vem ganhando destaque, se enganou. Profissionais da Guarda Municipal da capital, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania – Semsc, e outros órgãos, vem desenvolvendo nas escolas da rede municipal discussões acerca da cultura de paz, construção da cidadania, direitos humanos, saúde entre outros temas.  As ações fazem parte do projeto GUARDA FAZ ECOLA, lançado em 2010, pela Prefeitura de Maceió e com o apoio do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas – SINDGUARDA – AL.

2608-esc-sagrado-coracao-mf-3-1024x650

O projeto funciona da seguinte maneira: Uma visita técnica é realizada na escola uma semana antes da realização do projeto com o objetivo de conhecer as demandas daquela unidade de ensino e saber como a Guarda pode contribuir para o trabalho realizado na escola, levando em consideração o seu plano pedagógico.

Logo após a visita técnica os profissionais da segurança, voltam a escola para dá continuidade ao projeto, com palestras, oficinas músicas e muita interação entre alunos, professores e colaboradores. O GUARDA FAZ ESCOLA, busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação das escolas por onde passa.

Toda estratégia e metodológica tem como papel fundamental a interação entres os profissionais da Guarda Municipal e as comunidades, principalmente crianças e adolescentes vulneráveis à violência.

Para Carlos Pisca, presidente do Sindicato dos Guarda Civis Municipais de Alagoas, apoiar iniciativas como essa, só traz melhorias para o cidadão e aproxima o profissional da área  segurança ainda mais da comunidade. ” precisamos humanizar mais nossos trabalhos, levando para as comunidades um pouco do que desenvolvido por nós e como podemos contribuir quanto cidadão para a melhor qualidade de vida de toda sociedade alagoana.” Destaca

Para participar do projeto, as escolas ou entidades públicas devem encaminhar solicitações para a Secretaria de Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania – Semsc.

Além da Guarda Municipal, são parceiros da Semed no projeto: Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Finanças (SMF), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).