SINDGUARDA-AL consegue 100 % no Risco de Vida da Guarda Municipal de Barra de Santo Antônio

Os Representantes do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas SINDGUARDA-AL, Carlos Pisca, Nilton Santos, Charles Sanches e José Joaquim estiveram reunidos na noite da última quinta-feira (31) na Câmara Municipal de Vereadores cidade de Barra de Santo Antônio. O objetivo do encontro foi discutir a aprovação do adicional do Risco de Vida dos Guardas Municipais.

IMG-20160401-WA0003Mais da metade dos Guardas de Barra de Santo Antônio participaram da sessão. Além dos profissionais da categoria, participaram também o presidente da câmara Antônio Ferreira (PHS), os vereadores Ana Mary Pituba (PV), Aurélia Maria da Silveira (DEM), Ednielson Nascimento (PR), Tania Maria Sales (PTB), Elísio Alves de Lima (DEM), Gustavo de Melo Cavalcante (DEM), José Flavio da Silva (PR), Marinete Santos Silva (PMN) e Severino dos Santo (PSB).

De acordo com o presidente SINDGUARDA-AL Carlos Pisca, antes da provação do adicional do Risco de Vida, os Guardas estavam com suas atividades suspensas devido ao atraso de salário da categoria. Segundo Pisca, os GMs estavam há 3 meses sem receber; Após acordo firmado com a prefeitura do município os profissionais tiveram seus salários regularizados.

Em uma conversa com os representantes do SINDGUARDA-AL) e da Guarda Municipal no último dia 30 do mês passado, o prefeito Rogério Farias se comprometeu em enviar para câmara de vereadores o projeto com o adicional de mais 55 % no Risco de Vida dos GMs, tendo a categoria um percentual de 100 %, ficando 10 % para o mês de maio, 15 % para o mês de setembro, 5 % para outubro e 25 % para dezembro.

Carlos Pisca destaca a importância da articulação política do (SINDGUARDA-AL) e de todos os Guardas municipais da Barra de Santo Antônio para aprovação do projeto na câmara. Antes mesmo da aprovação, houve discussão e muita euforia no plenário, mas após debate entre o jurídico do SINDGUARDA-AL e do procurador do município Pedro Jorge Bezerra ficaram esclarecidas todas as dúvidas, mesmo com o impasse dos vereadores Antônio Ferreira (PHS) (presidente da câmara) e Gustavo Melo (DEM), o vereador “Mosquito” junto com os vereadores Ednelson e Silva articularam em defesa do Guardas e conseguiram convencer os demais parlamentares a aprovarem o projeto.

Com a aprovação, Barra de Santo Antônio passa a ser a terceira cidade com 100 % do Risco de Vida profissional da categoria. O objetivo do SINDGUARDA-AL agora é a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos GMs, tendo as prefeitura a cumprir até a gosto a Lei 13.022 / 2014. De acordo com representantes do Sindicato dos Guardas Civis de Alagoas, a elaboração do projeto já está em andamento e que em breve será apresentada ao executivo. Outro ponto importante é capacitação dos 64 Guardas da Barra para o uso do porte legal da arma de fogo da Lei 10.826/2013.

” Eu acredito que é muito importante essa conquista que o sindicato teve na Barra de Santo Antônio. Demonstrando claramente a força política que o SINDGUARDA-AL tem em todo o estado de Alagoas. Em cinco anos a Guarda Municipal de Barra de Santo Antônio não evoluía. Durante um ano de minha gestão como presidente do SINDGUARDA-AL muita coisa mudou pra melhor. Isso mostra que estamos unidos em um só objetivo, lutar por melhorias para a categoria em todo o estado.” Declarou Carlos Pisca.