Sindguarda cobra da Semscs melhores condições de trabalho para os guardas

Em reunião realizada nesta segunda-feira (18), a diretoria do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda) cobrou do coronel Ivon Berto, titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) melhores condições de trabalho para os guardas municipais.

As exigências foram reiteradas para Ivon Berto por Carlos Pisca, presidente do Sindguarda, e outros três membros do Sindicato, Nilton Silva, Charles Sanches e Ricardo.

O Sindicato cobrou um posicionamento sobre as seguintes situações: uma área para o guarda em que o guarda possa desempenhar as atividades no Parque Municipal, equipamentos de proteção individual (EPIs), problemas no posto do guarda da Sedet, na sede da GM e no antigo prédio da intendência.

Para Carlos Pisca, as reivindicações precisaram ser reiteradas para que a prefeitura entenda que a demanda dos guardas municipais são relevantes e precisam ser postas em prática.

Ivon Berto garantiu que entre o final de junho e meados de julho a área destinada ao guarda municipal deve ser concluída no Parque Municipal. Atualmente, os guardas precisam ficar no auditório na falta de um local adequado.

Sobre a sede da guarda, que está com o alojamento impossibilitado para uso, secretário destacou que deve ser apresentado um projeto para contemplar a reivindicação. Quanto ao telhado, que apresenta infiltrações, foi marcada uma reunião com o engenheiro responsável e a diretoria do Sindguarda, para verificar in loco a situação. A visita para verificação do telhado está prevista para terça-feira (19), a partir das 9h.

Quanto ao posto da Sedet, ficou acordado que o secretário responsável pela pasta, Mac Lira, vai providenciar o cumprimento da reforma da guarita e o guarda. Um banheiro havia sido construído para que o guarda não precisasse sair do posto, mas o equipamento acabou sendo destinado a outros fins. Na reunião, foi estabelecido que o banheiro poderá ser usado pelo guarda novamente e ele não precisará sair do posto.

Sobre o antigo prédio da intendência, que não tem telhado, Ivon Berto disse que vai apresentar a reivindicação ao prefeito Rui Palmeira (PSDB). Apesar disso, ele não apresentou nenhum posicionamento, mesmo com os ofícios que já foram enviados anteriormente. Caso a situação não seja resolvida nos próximos 15 dias, o Sindguarda vai entrar com providências jurídicas para a resolução do problema.

Sobre a disponibilização de granadas, cartuchos, capacetes, e escudos, o secretário ressaltou que solicitou que processos fossem abertos para suprir a demanda de compra. Quanto aos coletes balísticos, o Sindicato ressaltou que uma parte deles vence nos próximos meses.