Sindguarda e GMs de Delmiro Gouveia buscam esclarecimentos na polícia federal sobre o curso de formação

No final de outubro, a Guarda Municipal de Delmiro Gouveia (GMDG) protocolou o pedido de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, com o objetivo de viabilizar o curso de formação para os guardas do município. Nesta terça-feira, 07 de novembro, a GMDG junto ao Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) voltou à PF para uma reunião com o delegado Juner Caldeira Barbosa, a fim de esclarecer as dúvidas que surgiram em relação ao ACT.

Na reunião estiveram presentes o diretor do Sindguarda-AL, Ricardo Silva, e os guardas municipais de Delmiro Gouveia, Celso Clóvis, José Cleuton, Edson Júnior, Jailson Araújo e Diogo Ribeiro, que elaboraram um questionamento para esclarecer os pré-requisitos e garantir maior transparência no andamento do processo.

O delegado esclareceu que não é viável realizar a formação de forma fragmentada, especificamente a parte de armamento e tiro. A orientação é seguir o procedimento tradicional, realizando todas as etapas do processo em sequência.

Quanto às demais dúvidas presentes no questionário, especificamente sobre a possibilidade de a Guarda Municipal solicitar o ACT para habilitar o porte pessoal para o porte funcional e o questionamento sobre se há algum impedimento para o uso de arma restrita na formação da guarda, o delegado se comprometeu a analisar cuidadosamente essas questões. Ele buscará informações adicionais para nos responder posteriormente.