Sindguarda participa de Congresso Nacional das Guardas em João Pessoa

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) participa  do XXVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 17, 18 e 19 de outubro. Representando a entidade, foram ao evento Nilton Silva, secretário-geral; Charles Sanches, diretor financeiro; Elinaldo Gomes, diretor sindical, e Márcio Campos, delegado sindical em Delmiro Gouveia.

O Congresso foi realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb),  em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais. O evento aconteceu no Centro Universitário de João Pessoa, Unipê.

O Congresso Nacional das Guardas é fruto da integração dos representantes das Guardas com as articulações nacionais e estaduais, para desenvolver o aprimoramento da prestação de serviços à comunidade, disseminando o respeito na atuação e proteção do patrimônio público e das pessoas, atuando dentro de um conceito de Segurança Cidadã.

O CNGM – Conselho Nacional das Guardas Municipais é a entidade representativa reconhecida pela Lei 13.022/2014, à qual compete a missão de zelar pela valorização profissional dos guardas municipais e das suas respectivas instituições, em prol da sua atuação condigna com os princípios da proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, da preservação da vida humana, da redução do sofrimento, da diminuição das perdas, do patrulhamento preventivo, do compromisso com a evolução social da comunidade e do uso progressivo da força.

O evento – No Congresso são abordados temas como o fortalecimento da Lei 13.022/2014, como as tecnologias estão a serviço da segurança, as Guardas Municipais na nova lei do SUSP, a importância da mediação de conflitos na segurança urbana, entre outros temas de relevância para a Guarda Municipal. Uma das participações no Congresso é do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda