Sindguarda participa de seminário sobre o SUSP em Maceió

O seminário com o tema “Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública nas Ações e Políticas de Defesa Social em Alagoas” teve início nesta quinta-feira (8), em Maceió. O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) prestigiou o evento com os diretores Charles Sanches e Nilton Silva.

O evento, realizado no Detran, é promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg/AL) e pela a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/AL), e segue até a sexta-feira (9).

O objetivo do seminário é gerar reflexão nos profissionais das diversas forças de Segurança Pública, autoridades civis, militares e sociedade civil sobre as ferramentas estratégicas de integração nacional que podem ser utilizadas no combate e prevenção da violência, conforme prevê o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Com as novas regras, previstas pela Lei 13.675, de 11 de junho de 2018, os órgãos de Segurança Pública – polícias civil, militar e federal, guardas municipais – serão integrados para atuar de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.  Como já acontece na área de saúde, esses órgãos vão realizar operações conjuntas.

A abertura contou com a presença do presidente nacional da Adesg, Gen. Umberto Ramos; do presidente do Conseg, juiz Maurício Brêda; do Controlador Geral da União (CGU), Moacir Rodrigues; e do presidente do Detran/AL, Antonio Caros Gouveia.  O delegado da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o procurador geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, também participaram do primeiro dia de evento.

Na sexta-feira (9), o dia será repleto de mesas redondas e palestras, e para encerrar o evento, terá a assinatura do Termo de cooperação do SUSP/AL, onde na ocasião, representantes de todos os órgãos participantes do seminário firmaram compromisso com as decisões tomadas a respeito da Segurança Pública em Alagoas com base na Lei 13.675.